Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Secretário de Estado vai reembolsar a Galp por viagens para ver o euro

03 ago, 2016 - 19:56 • Sandra Afonso

Rocha Andrade, que tem a pasta dos assuntos fiscais, não vê nada de grave em ter viajado às custas de uma empresa que tem um contencioso de 100 milhões de euros com o Fisco, mas para não deixar dúvidas, um mês depois oferece-se para pagar a conta.

A+ / A-

O Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais quer reembolsar a empresa Galp por duas viagens que fez a França para ver jogos do Euro.

Rocha Andrade aceitou na altura o convite da petrolífera para assistir aos jogos – contra a Hungria, na fase de grupos, e à final – viajando num voo fretado só para convidados.

A notícia foi dada pela revista Sábado, e consta da edição que vai para as bancas na quinta-feira. Numa primeira reacção, em mensagem enviada à Renascença, o Ministério disse tratar-se de uma situação absolutamente normal, apesar de a Galp ter um contencioso com o Fisco no valor de 100 milhões de euros.

Mas minutos mais tarde, noutra nota enviada à redacção, informava que o Secretário de Estado vai reembolsar a empresa. “O Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais (SEAF) confirma que aceitou o convite feito pela GALP, enquanto entidade patrocinadora da Selecção Nacional, para assistir a dois jogos da selecção portuguesa de futebol. Reafirma que considerou o convite natural, dentro da adequação social, e que considera que não existe um conflito de interesses. No entanto, para que não restem dúvidas sobre a independência do Governo e do SEAF, o Secretário de Estado contactou a GALP no sentido de reembolsar a empresa da despesa efectuada.”

O contencioso da Galp com as finanças deve-se ao facto de a empresa se recusar a pagar um imposto lançado pelo anterior governo, a contribuição extraordinária sobre a energia.

Na primeira resposta enviada à Renascença, o Ministério lembra que existem vários processos com este contribuinte, o que é normal dada a dimensão do mesmo, mas que a resolução destes compete aos tribunais e não ao Governo.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • S. Pasmado
    06 ago, 2016 Sintra 23:05
    Quando será que estes senhores terão noção da asneira e tenham a dignidade de se demitirem ? Tenham vergonha e não envergonhem mais o primeiro-ministro.
  • Antonio
    06 ago, 2016 viseu 14:58
    O caricato disto tudo é estes cavalheiros serem todos uns cátedras e depois não saberem qual deve ser o seu comportamento enquanto governantes. Precisam de um código de conduta como se fossem meninos da "primária".
  • Eu
    05 ago, 2016 daqui 16:31
    Nem sei se hei-de comentar a porcaria que fazem os nossos governantes ou se hei-de comentar a ambição dos portugueses em geral. Então não é que ainda há quem diga que gostava de ser habilidoso?? Pois é, não admira que a "xico espertice" continue. Ou seja, parece que muitos estão revoltados não porque alguém se deixou subornar, mas mais pelo facto de ter sido apanhado!
  • JM
    04 ago, 2016 SINTRA 16:24
    OH ROCHA NÃO DEVOLVAS O DINHEIRO, PORQUE A GALPE DEVOLVE AO VACA VOADORA PARA CONFIRMAR QUE FOSTE EMSERVIÇO
  • drXICO
    04 ago, 2016 Lisboa 14:46
    DEMITA-SE seu oportunista, que moral tem quem aceitas prendas de milhares e depois vai negociar com essas mesmas firmas milhoes de dividas. AFINAL O PCP/BE mudaram o nome aos vigaristas, estes agora são pikenos deslizes sem impotância
  • Fernando Mauricio
    04 ago, 2016 Lisboa 14:12
    Casa roubada trancas na porta. Com quem diz: Cometi um crime, fui descoberto e para disfarçar vou pagar!
  • graciano
    04 ago, 2016 alemanha 13:36
    vejam so onde isto chegou o ladrao rouba e nao e apanhado tudo bem nao e punido o ladrao rouba e e apanhado nao tem problema ele diz que devolve o roubo e ja nao e punido
  • graciano
    04 ago, 2016 alemanha 13:29
    eu acho que nao vale a pena dimitir se porque outro igual ou pior esta ja la no ps pronto para ocupar o lugar
  • Português Atento
    04 ago, 2016 Queluz 11:18
    ...é lá! É mais rápido o reembolso à Galp, do que aos "desgraçados" do IRS. Afinal a viagem valeu para alguma coisa...
  • Tozé Trocaste
    03 ago, 2016 Alpedrinha 23:29
    Eu gostava muito de ser habilidoso ...

Destaques V+