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Intervenções da Volkswagen nos veículos fraudulentos agravaram emissões

07 jul, 2016 - 12:30

Deco cita um estudo da sua congénere italiana, a Altroconsumo. Única alteração detectada em laboratório para as emissões de óxido de azoto (NOX) é o aumento em mais de 13%.

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A intervenção feita pela Volkswagen para corrigir as emissões dos seus veículos está a ser posta em causa e até investigada, no caso dos Estados Unidos, por se considerar que a emenda chega a piorar o desempenho dos carros.

A notícia foi avançada esta quinta-feira pela Deco, que cita um estudo da sua congénere italiana, a Altroconsumo. Segundo a associação de defesa do consumidor italiana, o estudo “comprova a inutilidade da intervenção que a Volkswagen está a realizar nos carros com emissões falsificadas”.

“Como se não bastasse”, continua o comunicado, “para a marca alemã, os consumidores americanos são mais importantes que os europeus”.

A Deco relembra o escândalo que rebentou há cerca de um ano quando foi descoberto um esquema fraudulento implementado pela Volkswagen nos seus carros para mascarar os valores reais das suas emissões nocivas.

O esquema foi detectado inicialmente nos Estados Unidos, onde afectava cerca de meio milhão de carros, mas rapidamente se concluiu que a fraude era muito mais extensa e que poderia envolver mais de 10 milhoes de veículos. Em Portugal, foram detectados 120 mil carros com este problema, das marcas VW, Audi, Skoda e Seat.

Segundo a Deco, “uma das decisões tomadas pela Volkswagen, em conjunto com as autoridades dos vários países, foi proceder à eliminação do mecanismo fraudulento nos veículos, garantindo ao mesmo tempo que todos os parâmetros correspondentes ao desempenho, influindo emissões, se deveriam manter (ou até diminuir, no caso dos óxidos de azoto) face às condições de homologação”. Para o efeito, foi feita a chamada dos carros afectados às oficinas da marca, mas, de acordo com a Altroconsumo, “os primeiros resultados desta intervenção técnica são decepcionantes”.

A única alteração detectada em laboratório, para os valores das emissões de óxido de azoto (NOX), “é o seu aumento em mais de 13% relativamente aos valores medidos antes da intervenção realizada nas oficinas da marca alemã”, diz a associação. Ou seja, “o problema inicial não é de forma alguma corrigido”, mas, “pelo contrário, agrava-se”.

A Deco veio entretanto garantir que vai questionar os Ministérios da Economia e do Ambiente “com carácter de urgência” relativamente a esta questão, considerando que a Volkswagen tem de esclarecer os consumidores relativamente à finalidade da sua intervenção.

Já nos Estados Unidos, as autoridades locais não aceitaram o pedido de desculpas da marca alemã e intentaram investigações que, segundo a Deco, “podem resultar em avultadíssimas multas”.

A Volkswagen decidiu indemnizar os consumidores enganados nos EUA, mas na Europa, a marca nega qualquer pagamento. Para a defesa do consumidor, a decisão “estabelece patamares com consumidores de primeira, os americanos, e de segunda, os europeus”.

O comunicado enviado esta quinta-feira às redacções pela Deco termina sublinhando que aguarda “pelas respostas da marca alemã e por um desfecho equilibrado e justo para o problema que criou e por ter enganado tantos milhares de consumidores portugueses”, ou, garante, definirá “novos caminhos de acção”.

Comentários
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  • Rui machado
    14 abr, 2017 Lourinhã 22:13
    O meu q3 2.0 ficou uma desgraça deois da intervenção e muito triste comprar um bom carro sempre certinho e agora com a alteracao ficou uma lastima .consumo mais elevado e aquela ventoinha a funcionar e não para nunca o motor agora parece o de um trator
  • EU
    07 jul, 2016 Lisboa 19:08
    Não foi por falta de aviso a WW só está a agravar mais o problema saía mais barato terem pago as multas e feito as promoções para a troca de automovel mas quando metem uma coisa na cabeça vem logo a seguir as palas.
  • Joao
    07 jul, 2016 lx 13:37
    Se fosse fácil resolver o problema não teriam engendrado aquele software manhoso. Aqui na europa nada ! não há eu achacar responsabilidades a VW.
  • atila
    07 jul, 2016 sagres 13:21
    Querem acabar com a VW? Não me parece pois em Pretogal depois da estória da fraude vendem-se nais VW que nunca. Mas isto é pretogal onde a felicidade se dá ao comparar um gasoil. Pobre povo!!!
  • Rui
    07 jul, 2016 Sintra 13:17
    Já chega de vigarices! É acabar com esta marca fraudulenta
  • luis
    07 jul, 2016 lisboa 12:52
    A Wolkswagem burlou para ai 120.000 pessoas em Portugal e só foi apresentada uma queixa!

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