Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Resposta à Alemanha. Governo português não está a pensar em novo resgate

29 jun, 2016 - 18:22

Em reacção às polémicas declarações do ministro alemão Wolfgang Schäuble, o ministro das Finanças diz que está empenhado em cumprir as metas orçamentais.

A+ / A-

O Ministério das Finanças garantiu hoje que não está a ser considerado qualquer novo resgate, em reacção às declarações do ministro das Finanças alemão, que falou num segundo programa, acrescentando que o Governo está empenhado em cumprir as metas orçamentais.

"Tendo em conta as declarações do ministro alemão das finanças, Wolfgang Schäuble, e ainda que tendo sido imediatamente corrigidas pelo próprio, o Ministério das Finanças esclarece que não está em consideração qualquer novo plano de ajuda financeira a Portugal, ao contrário do que o governante alemão inicialmente terá dito", lê-se no comunicado divulgado hoje à tarde.

O gabinete liderado por Mário Centeno refere ainda que o Governo "continua e continuará focado no cumprimento das metas estabelecidas para retirar Portugal do Procedimento por Défices Excessivos" e refere que um sinal disso mesmo são "os dados da execução orçamental conhecidos até ao momento".

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, afirmou hoje que Portugal está a pedir "um segundo programa" e que "vai consegui-lo", em declarações citadas pela agência de informação financeira Bloomberg.

Mais tarde, já em declarações aos jornalistas, o governante alemão corrigiu as suas declarações: "Os portugueses não o querem e não vão precisar [de um segundo resgate] se cumprirem as regras europeias", precisou.

Ainda na nota de imprensa divulgada pelas Finanças é dito que, "no actual momento que a Europa atravessa, o Governo continuará a trabalhar com a serenidade e a responsabilidade que o projecto europeu exige" e que mantém o empenho em cumprir os "compromissos europeus, parlamentares e, acima de tudo, com os portugueses."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Poisé!
    30 jun, 2016 dequalquerlado 10:13
    Oh Paulo Sou da mesma opinião. Infelizmente é assim neste país. Copia-se tudo e faz-se tudo em função dos outros, mas a verdade é que ficamos sempre abaixo dos outros...
  • Petervlg
    30 jun, 2016 Trofa 09:16
    Agora a culpa é da Alemanha
  • paulo
    30 jun, 2016 vfxira 08:56
    Esta Alemanha julga-se a dona da europa,o povo inglês faz muito bem em sair dela,é pena não haver referendos noutros países,por cá como somos "serenos" e já não há portugas com coragem,vamos estendendo sempre a mão como pedintes e sempre agradecidos.
  • Jorge
    29 jun, 2016 Lisboa 22:38
    Irresponsabilidade do Wolfgang meter-se a uivar pro ar especialmente nesta altura de quarto decrescente europeu...enfim.
  • Pedro Ribeiro
    29 jun, 2016 Beja 20:52
    A Alemanha vai dar cabo da Europa 3 vezes em 100 anos. É obra!!!

Destaques V+