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Como diminuir e controlar as contas da água, da luz e do gás?

26 fev, 2016 - 14:36 • Deco

As suas facturas da água, luz e gás são muito elevadas? Acha que consome menos do que os valores cobrados? Tente sempre fazer a leitura do contador e informe o fornecedor.

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São muitos os consumidores apanhados de surpresa com facturas de serviços públicos essenciais, como água, luz e gás, com valores elevados. Por vezes, os consumos cobrados incluem mais de seis meses de serviço.

Para controlar melhor as contas que lhe chegam, é importante que comece a enviar as leituras para o fornecedor.

LEITURA DE CONSUMOS

Água: O contador é lido pela empresa, pelo menos, duas vezes por ano, estipulando a lei que tenha um intervalo máximo de oito meses.

O consumidor tem de facilitar, se necessário, o acesso ao contador para a sua medição. Quando não é possível fazer a leitura duas vezes, o fornecedor indica uma data e hora para uma nova deslocação.

Electricidade: O contador é lido, no máximo, a cada três meses.

O cliente é avisado da data em que será feita a leitura e se, no prazo, de seis meses, não for possível efectuá-la por responsabilidade do consumidor, o fornecedor tem direito a exigir uma leitura extraordinária.

Gás: O intervalo das leituras do contador não deve exceder dois meses.

Se pela responsabilidade do consumidor, o fornecedor não aceder ao contador durante seis meses, é pedida uma leitura extraordinária, paga pelo cliente e acordada entre as duas partes.

Mas se a leitura não é mesmo efectuada, o consumo é estimado em função do consumo médio das duas últimas leituras – o que vulgarmente conhecemos por facturação por estimativa. Para evitar a estimativa, os consumidores devem dar as leituras dos seus contadores com frequência.

Se o fizer mensalmente, na verdade só tem a ganhar, pois assim é sempre facturado com base no consumo real, não pagando estimativas, nem ficando sujeito a facturas de acerto.

As leituras podem, em regra, ser comunicadas através de linhas telefónicas dos fornecedores, específicas para esse fim, ou através dos respectivos sites na internet.

PRESCRIÇÃO DE CONSUMOS

Os consumos cobrados sobre fornecimentos com mais de seis meses estão prescritos. Por isso, o consumidor pode opor-se ao pagamento desta quantia, invocando expressamente a prescrição e solicitando a anulação dos valores exigidos.

Essa prescrição deve ser invocada pelo titular do contrato junto da empresa, por carta registada com aviso de recepção, ficando com cópia da carta e guardando os registos de envio.

Atenção: o consumidor deve invocar a prescrição antes de efectuar o pagamento da factura reclamada.

Todas as sextas-feiras, a Renascença e a Deco dão-lhe dicas e conselhos práticos sobre situações do dia-a-dia. Se tem alguma sugestão ou gostaria de ver algum assunto esclarecido pode escrever para online@rr.pt.

Comentários
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  • fanã
    15 dez, 2016 aveiro 17:26
    Pura aldrabice nunca fui informado da data de passagem do técnico que efectua a leitura . De modo que me é sempre solicitada a comunicação da leitura via NET. NÃO MINTAM !!!!!!!!
  • MARIA HELENA SOUSA
    08 dez, 2016 FRANCA 15:56
    Tenho casa em Portugal, estando aqui em Franca; sou obrigada ao pagamento do aluguer do contador e minimos de agua,luz e gaz.Agradecia esclarecimento.Obrigado
  • ANTÓNIO MOREIRA
    28 out, 2016 POVOA DE VARZIM 12:33
    Todos os meses nas datas indicadas pela EDP comunico os meus consumos e nunca registei qualquer desvio ou cobranças indevidas. com os consumos de água tem sido uma autentica tormenta e os desvios são frequentes e financeiramente significativos porque a partir de 25 m3 o tarifário agrava substancialmente o custo da água e saneamento. Acontece que sempre comuniquei por e-mail os consumos e sempre nos primeiroa dias de cada mês. Entretanto, deixei de receber os recibos da chegada dos e-mails e procurei explicações junto dos Serviços Camarários que me me informaram que as leituras transmitidas pelos consumidores deixaram de ser consideradas e somente seriam validas leituras efectuadas pelos leitores dos próprios serviços. Logicamente, e porque os critérios de leituras da Câmara não respeitam períodos normais de 30 dias solicitei me fosse indicada a legislação que validasse tal procedimento o que sempre me foi negado. Entretanto, em meados do corrente ano vinha uma legenda e um intervalo de dias em que poderia comunicar a leitura através de um telefone cujo numero também indicavam.Assim, em 04/07/2016 participei a leitura de 2078 m3 . Em 02/08/2016 participei a leitura de 2105 m3. Em 31/08/2016 participei a leitura de 2133 m3 e em 1/10/2016 a leitura de 2160 m3, portanto, sendo esta ultima referente ao mês de Setembro/2016. Acontece, que em 10/10 foi feita uma leitura pelos serviços que correspondia a 2170 m3. e não foi isto que me cobraram mais 57 euros....i
  • Va
    27 fev, 2016 16:37
    O contador é lido a cada três meses se o funcionário tiver acesso a ele, porque se está dentro de casa e ninguém abre a porta bem que tem estimativa por mais de 6 meses. Sempre dou as leituras pela aplicação e corre sempre bem, graças a deus. Custou mas encarrilhou!
  • Luciana
    26 fev, 2016 Coruche 17:28
    A EDP opta sempre pelas estimativas. Mesmo com os contadores na rua, ninguém dos serviços EDP faz a contagem. Exemplo: Eu mantenho a casa que era da família só para uns 3 a 5 dias de férias não faço gastos absolutamente nenhuns tenho a potência mais baixo e pago sempre 34 a 36 euros por mês. Cerca de 139 Kwh. Pago audiovisuais que não uso e pago IVA. Tudo isto sem fazer consumos. É caso para dizer: que rico negócio!...
  • fanã
    26 fev, 2016 aveiro 16:20
    Uma mentira.......... nunca fui avisado da data de passagem do funcionário da EDP para efectuar leituras !!!!!!!
  • 26 fev, 2016 lisboa 16:19
    a melhor maneira de poupar seria estes monopólios não terem lucros pornográficos!!! mas isso seria necessário a politicada tê-los sítio!! tudo o resto é para entreter a malta!!
  • Jarm
    26 fev, 2016 Lisboa 16:08
    Tudo muito bonito! LOL É o que eu tento fazer. Sempre que posso e lembro faço as leituras da Água, Gas e Luz. Anoto as leituras incluindo a data (dentro do prazo) para depois verificar nas facturas. As leituras que faço da Água e do Gas aparecem nas facturas. As leituras da EDP (Luz) feitas pelo telefone que está mencionado nas facturas e que pedem os dados para a leitura não aparecem nas facturas no final de cada mês. A EDP gosta muito de apresentar nas leitura apenas a "estimativa". Já me dei ao trabalho (e ninguém me paga esse trabalho) em ir à loja do Cidadão das Laranjeiras, dentro dos prazos, fazer a leitura da EDP e só nessas situações aparece a leitura. Porque será ? Não sei. Mas com estas situações há algumas empresas a "comer" e bem o Contribuinte!!! Fiscalização? Não parece que haja e nem interessa que haja
  • Mario
    26 fev, 2016 lx 15:25
    Nacionalizar tudo.

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