Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Soares da Costa. Trabalhadores pedem ao Governo revitalização da construção civil

17 dez, 2015 - 12:23

Empresa vai despedir 500 pessoas devido à crise no sector em Portugal e Angola. Trabalhadores estão em greve.

A+ / A-
Soares da Costa. Trabalhadores pedem ao Governo revitalização da construção civil
Soares da Costa. Trabalhadores pedem ao Governo revitalização da construção civil

A comissão de trabalhadores da construtora Soares da Costa apela ao Governo para que aposte na revitalização do sector. Em declarações à Renascença, José Martins, um dos elementos da comissão, lembra que o sector da construção civil emprega milhares de pessoas.

“Nós temos um novo Governo e o que é que vão fazer para revitalizar o sector? Fala-se muito no sector bancário, no sector financeiro, fala-se muito nos depositantes que merecem salvaguardar esses dinheiros, também se fala dos trabalhadores que incidem sobre esses sectores. Mas e o sector da construção civil, onde existem 275 mil trabalhadores, o que se vai fazer? Vai-se deixar que toda a gente emigre? Quais são os sinais que são dados?”, questiona.

José Martins falava aos jornalistas durante um protesto, esta quinta-feira, organizado face à notícia do despedimento colectivo de 500 trabalhadores da Soares da Costa, numa altura em que a empresa já tem alguns salários em atraso.

“Em Portugal e Moçambique só foi pago metade do salário de Novembro, o subsídio de Natal não foi pago. Para quem está em Angola ainda é pior. Quem esteve de férias em Agosto não recebeu nem o subsídio de férias, nem o próprio salário, depois também não foi pago o mês de Outubro e Novembro”, diz o sindicalista.

"Três meses por pagar em Angola é extremamente difícil. É uma situação muito penosa”, reforça.

A Soares da Costa é controlada em 66,7% pela GAM Holdings, detida pelo empresário angolano António Mosquito, que entrou no capital da construtora no final de 2013, sendo os restantes 33,3% da SDC – Investimentos (ex-Grupo Soares da Costa).

Na carta em que a empresa deu conta da decisão de despedir 500 pessoas, a empresa justificou a medida com a crise em Portugal e Angola, seu principal mercado, e com os prejuízos acumulados nos últimos anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • em estado de aler
    17 dez, 2015 gaia 16:18
    no mesmo edifício da sede, tem outra grande empresa que não paga desde Março e não há este alarido.

Destaques V+