Tempo
|
A+ / A-

De ministro a professor. Varoufakis vai dar "lição" sobre democracia em Coimbra

07 out, 2015 - 13:44

O ex-ministro grego será o conferencista convidado da aula inaugural dos doutoramentos, que o Centro de Estudos Sociais desenvolve em parceria com outras universidades portuguesas e estrangeiras.

A+ / A-

O ex-ministro das Finanças grego Yanis Varoufakis vai estar no dia 17 de Outubro na Universidade de Coimbra para falar sobre a "Democratização da Zona Euro", no arranque dos programas de doutoramento do Centro de Estudos Sociais (CES).

O economista e ex-governante grego, que se demitiu no dia 6 de Julho, antes de a Grécia chegar a acordo com o Eurogrupo para um novo resgate ao país, será o conferencista convidado da aula inaugural dos doutoramentos que o centro desenvolve em parceria com outras universidades portuguesas e estrangeiras.

Segundo a nota biográfica do CES, Varoufakis nasceu em Atenas a 24 de Março de 1961 e tem dupla nacionalidade, grega e australiana.

Licenciou-se em Matemática e Estatística e doutorou-se em Economia na Universidade de Essex (Reino Unido), em 1987, onde prosseguiu a carreira como professor de Economia e Econometria.

Depois de leccionar também em East Anglia, Cambridge, Glasgow, Texas e Sydney, decidiu em 2000 regressar à Grécia para ensinar Teoria Económica na Universidade de Atenas.

"Os seus temas de interesse centram-se sobre as questões relacionadas com a calamidade em curso na Grécia, a zona euro, o futuro da Europa, a economia global (especialmente no contexto da crise de 2008), o pensamento económico, o dinheiro digital e as tendências no capitalismo contemporâneo", destaca o CES.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rosinda
    07 out, 2015 palmela 23:04
    realmente o que sera que ele vai fazer a coimbra??
  • Alberto
    07 out, 2015 Funchal 14:52
    Quem, sozinho, queria impor a sua vontade aos outros 27, dá "lição de democracia"?? Qual é a corrente ideológica? Salazarismo ou Marxismo? Talvez aluno de Roberto Mugabe!!
  • Luis
    07 out, 2015 Oeiras 14:21
    Só mesmo este País para convidar um homem que não gosta e andou a falar mal de Portugal de uma maneira bem explícita na imprensa internacional e na União Europeia.

Destaques V+