Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo nega qualquer manipulação ou ocultação de contas no défice

29 set, 2015 - 10:59

É a resposta oficial à notícia divulgada esta terça-feira pela Antena 1 e que dava conta de indicações dadas por Maria Luís Albuquerque, quando era secretária de Estado, para esconder prejuízos do antigo BPN para não agravar as contas do défice de 2012.

A+ / A-

O Ministério das Finanças nega qualquer manipulação ou ocultação de contas para reduzir o défice de 2002. É a reacção do Governo à notícia que a Antena 1 tem estado a divulgar esta terça-feira.

Segundo a rádio pública, a então secretária de Estado do Orçamento, actual ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, pediu à empresa Parvalorem (que ficou com os activos tóxicos do BPN) para rever as contas e apresentar uma estimativa de pagamento das dívidas que permaneciam por cobrar.

Segundo a Antena 1, que cita fonte não identificada, a operação permitiu reduzir o défice de 2012 em cerca de 150 milhões de euros.

Mas o Ministério das Finanças esclarece, através de comunicado enviado às redacções, que qualquer materialização ou não dessas perdas é sempre registada nas contas da Parvalorem no momento em que se verificam, com o correspondente impacto nas contas públicas, pelo que não há qualquer manipulação ou ocultação de contas.

“O registo contabilístico de imparidades é função de estimativas de perdas futuras em créditos existentes. As imparidades são avaliadas e validadas pelos auditores das empresas de acordo com os critérios definidos para o efeito e adequadamente reflectidas nas contas”, lê-se ainda no esclarecimento.

Na opinião da especialista em assuntos económicos e directora de Informação da Renascença, Graça Franco, o que se passou é uma operação normal para evitar um mal maior, não se tratando de uma "falcatrua".

“Não estamos a falar de omitir prejuízos. Estamos a falar de um cálculo que tem a ver com expectativa de cobranças e, portanto, a ocultação de contas não se aplica à notícia que a Antena 1 está a dar”, sublinha.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • se eles negam
    29 set, 2015 pt 23:30
    É porque ocultaram! Já perderam toda a credibilidade! Nunca em Portugal houve um governo de tantos aldrabões como neste que está em funções e deve ser corrido no dia 4! Estava indeciso, mas a partir de hoje já fiquei esclarecido! Votar PS para correr com esta seita de meliantes! Perante tudo isto, uma pessoa de bem, não se pode conter sem utilizar o vocabulário adequado!...
  • Luisa
    29 set, 2015 Lx 21:52
    ...mas quem é que ainda acredita neles? Não eu.

Destaques V+