Tempo
|
A+ / A-

Banca

Bruxelas investiga ajudas do Estado ao Banif

24 jul, 2015 - 18:06

Comissão Europeia “receia que as medidas não cumpram os requisitos".

A+ / A-

A Comissão Europeia abriu uma investigação aprofundada para apurar se o auxílio do Estado português ao Banco Internacional do Funchal (Banif) é compatível com as regras da União Europeia.

Nesta fase do processo à instituição bancária, Bruxelas “receia que as medidas não cumpram os requisitos".

O executivo comunitário lembra que as autoridades portuguesas apresentaram um plano de reestruturação do Banif, que "foi várias vezes alterado, a última das quais em Outubro de 2014".

A Comissão decidiu agora "aprofundar o seu trabalho de investigação, a fim de apurar o fundamento das suas dúvidas".

O Ministério das Finanças já esclareceu que a investigação de Bruxelas às ajudas de Estado prestadas ao Banif é uma "fase procedimental" que não afecta o plano de recapitalização em curso no banco.

O gabinete da ministra Maria Luís Albuquerque acrescenta, em comunicado, que as autoridades portuguesas estão a acompanhar o processo, "em estreita colaboração com a Comissão Europeia", para fornecer todos os esclarecimentos necessários.

A investigação aprofundada "ocorre frequentemente em processos de auxílios de Estado quando a Comissão Europeia deseja obter informações para além das que recolheu durante a análise preliminar", salienta o mesmo comunicado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+