Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

O pé direito de Éder teve cabeça de Susana Torres e vai dar livro

11 jul, 2016 - 16:38

O herói Éder agradeceu a Susana Torres, "mental coach", pelo golo que levou a selecção à glória. Ela saltou para a ribalta, tornou-se viral nas redes sociais e a fabulosa história de Éder ficará escrita para a eternidade.

A+ / A-

“Quero dedicar o golo à Susana Torres, a minha 'coach' de alta performance". Éder, a estrela da final do Euro 2016, falou da confiança de Fernando Santos, da motivação de Ronaldo, mas rematou a entrevista depois do jogo com uma dedicatória a quem lhe permitiu recuperar a autoconfiança e alcançar o topo.

Susana Torres saltava assim para a ribalta. Era dela também o mérito por uma parte da glória que inundou, no domingo, Portugal inteiro. E a "mental coach" já tinha até prometido pôr a história do jogador que nasceu no Ademia, em Coimbra, em livro.

Susana Torres é "coach" especializada na área desportiva. Tinha “uma sólida carreira na banca” até se dedicar ao estudo do desenvolvimento pessoal. E, como ela contou em entrevista ao site “The Miracle Coach”, lançou-se num mundo dominado pela presença de homens: o futebol.

Na mesma entrevista, a mulher nascida em Ponte de Lima refere que a mudança aconteceu quando um jogador que, “na altura colocava em causa a sua carreira desportiva", comentou com ela "o seu sonho de criança". "Acabámos por lançar um desafio um ao outro: ele transformava o seu sonho num objectivo a seis meses, e eu dar-lhe ia todas as ferramentas que possuía para o ajudar a conquistar esse objectivo.”

"Foram seis meses de trabalho intensivo, onde eu aprendi bastante sobre futebol e que no fim tiveram o resultado esperado, o jogador rumou a uma das ligas mais exigentes do mundo!”, acrescentou.

Éder saiu primeiro para o Swansea no Verão de 2015, tendo sido considerado uma das maiores desilusões dessa época em Inglaterra. Em Dezembro, acabaria por rumar a França para jogar no Lille, naquela que foi considerada a melhor contratação de Inverno da liga francesa de futebol.

A "mental coach" anuncia à “The Miracle Coach” que esta é uma “história que em breve será contada em livro".

Susana defende ainda que com frequência se apercebe que o sucesso de um jogador de futebol não tem a ver apenas com as suas qualidades técnicas ou tácticas. “Tem muito a ver também com a forma como este lida com a adversidade, frustração, desmotivação, ausência de resultados, e como ele se consegue manter firme naquilo em que acredita e nos seus objectivos”.

E conclui que "existem atletas de enorme talento que nunca conseguiram alcançar grandes patamares na sua carreira, bem como atletas de menor talento que não tiram o foco dos seus objectivos e que trabalham arduamente para os conseguir alcançar”.

“A grande característica destes é a persistência, estes nunca desistem”, remata a "mental coach".

Susana Torres e a influência no sucesso de Éder são já virais na rede social Twitter e até deram origem a "notícias" na imprensa humorística. Na sua página pessoal do Facebook, Susana escreveu: "Meus amigos, só para dizer que eu cumpro as minhas promessas!!!! Já está aqui o caneco e agora vou embrulhar com jeitinho para levar isto para PORTUGAL!!!!! (Que é onde deve estar)."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Dorinda RODRIGUES
    18 jul, 2016 Paris 17:46
    Obrigado Eder e Suzana por esta alegria. Como coach mental que sou, sabia se houvesse um de nós a trabalhar com a nossa seleção conseguiriamos ser campeões. Não tive essa oportunidade mas teve a Suzana, os meus parabens à Suzana e ó Eder, que não tenho o privilégio de os conhecer. Espero um dia vir a conhece-los e lhes dar os meus parabéns pessoalmente. Um beijinho para os dois. Dorinda RODRIGUES Coach CCF e ECIT Terapeuta de "Throught Field Therapy" Facilitadora "Access Bars"
  • PAULO
    11 jul, 2016 PORTO 20:51
    Agora percebo o Éder . A "personal coach" é uma BRASA . Gira e espalha Simpatia . Parabéns

Destaques V+