Tempo
|
A+ / A-

Campanha autárquica está oficialmente aberta

19 set, 2017 - 09:00 • Dina Soares , com Lusa

Apesar de os candidatos já andarem há muito na estrada, de acordo com a lei, a campanha eleitoral só começa esta terça-feira.

A+ / A-

Está oficialmente aberta a caça ao voto para as autarquias. Apesar de os candidatos já andarem há muito na estrada, de acordo com a lei, a campanha eleitoral só começa esta terça-feira. Durante onze dias, 12.025 listas candidatas aos três órgãos autárquicos - câmaras municipais, assembleias municipais e juntas de freguesia - vão espalhar as suas mensagens. O 12.º dia é de reflexão. As eleições têm lugar a 1 de Outubro.

Partidos políticos sozinhos ou em coligação e movimentos independentes de cidadãos apresentaram 1.401 listas às 308 Câmaras Municipais, 1.364 a Assembleias Municipais e 9.260 listas às 3.091 Juntas de Freguesia que existem no país.

Os movimentos de cidadãos são, este ano, 93. O Porto é a cidade com mais candidatos independentes: onze. Seguem-se Lisboa e Leiria, com sete cidadãos candidatos cada. No que toca aos partidos, o PS concorre sozinho a pelo menos 294 Câmaras, o PPD/PSD a 189, o BE a 123, o CDS-PP a 113 e o PAN a 30.

A CDU, a coligação entre o PCP e o PEV, concorre a 301 Câmaras Municipais e o PSD e o CDS concorrem em conjunto a quase 80 municípios e, ainda, em largas dezenas de coligações com outros pequenos partidos, sobretudo com o Movimento Partido da Terra (MPT) e o Partido Popular Monárquico (PPM).

O MPT concorre sozinho a 13 câmaras e o PPM a três, o PTP concorre a 26 câmaras sem coligações, o PCTP/MRPP a 18, o PNR a 13, o Nós, Cidadãos! a 12, o PDR a 10, e o Livre e o JPP a três cada um. O PURP, o PPV/CDC e o MAS concorrem sozinhos a um município cada.

PS é o maior partido autárquico

O PS é, desde 2013, o maior partido autárquico, com 150 Câmaras, incluindo uma em coligação, no Funchal. O PSD tem 106 municípios, 86 sozinho e 20 em coligações. A CDU venceu em 34 Câmaras e reconquistou, nas últimas eleições, municípios como Loures, Évora, Beja, Grândola e Cuba.

O CDS-PP, liderado por Paulo Portas na altura das últimas eleições autárquicas, conseguiu conquistar cinco câmaras municipais (Ponte de Lima, Albergaria-a-Velha, Vale de Cambra, Velas e Santana) e o BE perdeu o único concelho que governava: Salvaterra de Magos. Os grupos de independentes, que passaram a poder candidatar-se desde as eleições de 2009, conseguiram a presidência de 13 municípios. A abstenção foi a mais alta de sempre em autárquicas, situando-se nos 47,4%.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Antonio Manuel de Fr
    20 set, 2017 Lisboa 15:56
    O PURP concorres às Câmaras de Lisboa e Carregal do Sal e em coligação com o PPM ao Funchal assim como a algumas Freguesias deste 3 Concelhos, Portanto agradecia que a RR viesse a rectificar esta noticia. António Arruda candidato à Camara de Lisboa pelo PURP
  • VICTOR MARQUES
    19 set, 2017 Matosinhos 12:17
    E o "Circo" desceu às cidades, vilas, aldeias, lugares...

Destaques V+