Tempo
|
A+ / A-

Marcelo avisa Centeno: o "patinho feio" virou "cisne resplandecente", mas "tudo tem um preço"

04 dez, 2017 - 15:00

Presidente da República dá como certa a eleição do ministro das Finanças para a liderança do Eurogrupo, mas lembra que "tudo tem um preço na vida"e "não se brinca em serviço" quando se lidera o Eurogrupo.

A+ / A-

O Presidente da República considerou hoje que, com Mário Centeno na presidência do Eurogrupo, Portugal vai ter "uma voz mais forte" nas instituições europeias, mas também "um preço de exigência acrescida" em termos financeiros.

À saída de uma visita ao Centro de Apoio Social dos Anjos, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa foi questionado sobre as declarações do presidente cessante do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, que deu como certo que o seu substituto no cargo será o ministro português das Finanças.

O chefe de Estado também pareceu dar como certa a eleição de Mário Centeno, e considerou que mudará a forma como o país é olhado: "Quando olham agora para Portugal olham para o país que tem o presidente do Eurogrupo. Não é exactamente a mesma coisa. Era um patinho feio, para muitos, muito feio, há dois anos, e agora, de repente, é um cisne resplandecente. Isso faz toda a diferença".

"Agora, tudo tem um preço na vida. E o preço é o seguinte: é que não se brinca em serviço. A execução de 2018 e o Orçamento para 2019 têm de corresponder àquilo que é a exigência de alguém que dá o exemplo no Eurogrupo", acrescentou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rui
    05 dez, 2017 Lisboa 11:03
    E depois o LUIS acordou e concluiu que afinal era tudo um sonho.
  • Manuel
    05 dez, 2017 Moura 10:45
    O Dr. Mário Centeno já demonstrou que tem sido e é um dos melhores ministros das Finanças deste País.
  • Filipe
    04 dez, 2017 évora 23:36
    Esta Presidente quer a todo o custo manter uma geringonça sem pernas para andar muito tempo , este "cisne" tem um pé dentro de Portugal e outro lá fora , não é o mesmo que Ronaldo jogar no Real e jogar na Seleção . O povo elegeu Passos Coelho ! Todavia , apareceu um segundo candidato que afastou Seguro , prendeu Sócrates e formou Governo da secretaria com uma espécie de acordo no joelho mal assinado . Não formou o governo que fala a Constituição , caso teríamos Ministros a exercer dos vários partidos dessa coisa acordada . Temos Ministros escolhidos por um segundo candidato vencedor na secretaria , não perguntaram aos Portugueses se o queriam a Governar ! E , por sua vez esse Ministro escolhido já anda a sonhar deixar Portugal e subir na vida ... O cargo só a ele pertence ! Não vai dar mais 1 cêntimo aos Portugueses ! E sendo assim esta misturada toda , o Presidente da República o que tem a fazer é demitir o Governo não eleito pelo povo caso ache que o desempenho das Finanças fique assegurado por e-mail´s e pdf´s à distância ! Também Rui Rio já espreita e certamente vai dar a catanada a Costa bem merecida e ensinar ao Costa como se ganham eleições Democraticamente , não pela via da Anarquia .
  • 04 dez, 2017 palmela 22:47
    o patinho feio em portugal meteu agua por varios lados no eurogrupo mete vinho!
  • Fausto
    04 dez, 2017 Lisboa 22:37
    Que raio de conversa...do PR...parece tentar condicionar...a acção...dos partidos que apoiam...o governo...está a misturar...alhos...com...esbugalhados...
  • fanã
    04 dez, 2017 aveiro 18:25
    "Não se brinca em serviço"...............??????????????..........Que quer ele dizer o Sr. Presidente (Star da TV) ?.....Gostaria que ele explica-se o fundamento da sua afirmação , os sub entendidos não lhe ficam bem Sr. Professor !
  • JA
    04 dez, 2017 SM 16:56
    Falou quem preside através da TV
  • ui
    04 dez, 2017 Po 16:24
    Ó Marcelo, estás enganado. O Centeno continua a ser o patinho feio! O que tem a dizer o S. Jerónimo e a Santa Catarina?? "Porreiro pá!

Destaques V+