Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

FC Porto pode enfrentar castigo de dois jogos à porta fechada

04 dez, 2017 - 12:45

Os dragões poderão ser gravemente penalizados, com multa pesada incluída, devido ao adepto que invadiu o relvado do Dragão, durante o clássico com o Benfica, para empurrar Pizzi.

A+ / A-

O FC Porto poderá ser penalizado com a realização de jogos à porta fechada, devido ao adepto que invadiu o relvado do Estádio do Dragão e empurrou Pizzi, jogador do Benfica, no clássico de sexta-feira.

O professor de direito desportivo Lúcio Correia explica os regulamentos, em Bola Branca, abordando a possibilidade de um castigo ao FC Porto, caso sejam provados determinados factos:

"Enquadro esta situação no âmbito do artigo 181 do regulamento disciplinar. Se for provado que há, realmente, agressão e invasão do adepto ao recinto desportivo, parece-me que a interrupção do jogo foi inferior a 10 minutos. O regulamento faz a distinção entre situações destas com paragens superiores e inferiores a 10 minutos."

"O que [o artigo 181] prevê é uma sanção de multa bastante agravada e jogos à porta fechada, que pode ser de um a dois jogos. Isto, obviamente, se for esta a decisão do CD e da Comissão de Instrutores", ressalva.

Lucio Correia lembra que, neste momento, a “bola” está do lado do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, sendo que o processo de inquérito "poderá ser remetido à Comissão de Instrutores, para este órgão da Liga poder desencadear o processo disciplinar competente". Sendo assim, esclarece, "o processo seguirá ou um processo de inquérito ou um processo disciplinar puro".

O adepto poderá, no foro criminal, ser responsabilizado, entre outras penas, com o impedimento de aceder a recintos desportivos:

"Temos a justiça criminal a funcionar, que é uma justiça independente a diversa da justiça desportiva e, relativamente ao adepto, ele sim, enquanto cidadão, poderá sofrer consequências do ponto de vista de multa e interdição de frequência e presença de um recinto desportivo durante um determinado período de tempo", reconhece Lúcio Correia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • verdade
    05 dez, 2017 16:08
    Onde está o eu comentário... Foi censurado?
  • João Rodrigues
    04 dez, 2017 Trafaria 22:35
    E ao elemento do Benfica que chutou a bola quando o jogador do Porto ia apanhar a bola para a lançar o que lhe vai acontecer?3 jogos à porta fechada ou mais estes Lampiões são mesmo uns ranhosos
  • Antonio
    04 dez, 2017 pombal 19:22
    Pois é, repitam as cenas de castigos exemplares, como o foram o caso da armadilha do tunel montada por esse clube, a simulação de Lisandro com castigo inédito, para já não falar da intentona que foi o AD, contra o FCP, onde se fabricaram novelas e filmes para poder condenar a qualquer preço este clube. O lema parece ser o dos regimes totalitários ditatoriais, ou seja; ou se calam ou pagam caro. Depois falam em ódio no futebol, quando são esses mesmos que usam processos sectários, arbitrais e prepotentes contra quem não detem o poder, cultivando assim o clime de ódio e revolta que um dia terá consequências catastróficas.
  • ARLINDO GOMES
    04 dez, 2017 FAFE 17:46
    Que eu saiba, quando há tempos num jogo SLB-FCP, na Luz, um adepto benfiquista, conhecido como o diabo barbudo de Vila Nova de Gaia, também invadiu o relvado, aproximou-se do bandeirinha e, por trás, á traição, apertou-lhe o pescoço, o Benfica não levou nenhum jogo de interdição do campo. Pois é, mas o Benfica é o Benfica, há "leis" especiais só para eles, exclusivas...............
  • Desportista
    04 dez, 2017 PORTO 16:15
    Dizem que é um adepto portista oriundo de Lisboa. Porquê? Porque estava vestido com uma camisola do Porto. Será esse o raciocínio correto. O FCP castigado. Pois pois. Já agora o FCP marcou um golo limpo ao BENFICA. Agora pergunta -se. Como vai ficar isso. Uma coisa é certa. O FCP acho que não deveria ficar de braços cruzados. Certa ocasião morreu um adepto do Benfica em pleno estádio. ACASO ALGUÉM SABE DIZER QUANTOS JOGOS À PORTA FECHADA ESSE CLUBE APANHOU. Pois é. Dois pesos duas medidas. A ver vamos em que vai ficar essa decisão. Quanto a ser colocado nas redes sociais essa imagem do árbitro agredido. Bem isso deveria ser tomadas medidas contra essas atitudes . O FCP não é isso. É aliás o FCP deveria-se desmarcar dessas situações. É aquelas que ocorresse dentro do estádio deveriam prontamente ser resolvidas. Impedindo a claque do fcp de entrar no recinto. A pois sim o FCP tem os restantes adeptos que vão apoiar a equipa. A atitude não foi a mais correta. Medidas deveriam ser tomadas. Averiguar o autor e ser punido. Isto deve ser feito PARA TODOS OS CLUBES SEM EXCEPÇÕES . Difícil resolver não é. Basta quererem. A Federação emitia um comunicado sério a informar todos os clubes que a partir de x data seriam punidos por isto é por aquilo. A ver como as coisas mudavam. Agora não podem é sem mais nem menos quererem aplicar as regras a uns e a outros as situações passam em claro. Isso não. Às regras são para se cumprir sim. MAS POR TODOS. HAJA MAIS CONTENÇÃO EM TUDO.

Destaques V+