Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Eurogrupo. Objectivo é “obviamente, ganhar”, diz Centeno

04 dez, 2017 - 12:59

A eleição é esta tarde e o processo prevê a realização de quantas voltas forem necessárias até ser alcançada uma maioria simples entre os 19 membros da área do euro.

A+ / A-

Veja também:


O ministro das Finanças, Mário Centeno, afirmou esta segunda-feira, à entrada para a reunião do Eurogrupo que vai eleger o sucessor de Jeroen Dijsselbloem, que o seu objectivo "é obviamente ganhar" e, se possível, à primeira volta.

"O objectivo em qualquer eleição em que nos colocamos é obviamente ganhar. Fizemos o que tínhamos que fazer dentro do grupo dos países com governos sociais-democratas (socialistas), depois conversando de forma muito aberta com os outros grupos políticos", afirmou aos jornalistas, à chegada à reunião que decorre em Bruxelas.

Questionado sobre se conta triunfar logo na primeira volta da votação, sorriu, admitindo que "seria um bom resultado". E comentou que "qualquer candidato que seja eleito à primeira volta num processo destes tem obviamente uma posição se calhar reforçada".

Mário Centeno é tido como o favorito na corrida a quatro à presidência do Eurogrupo. Concorre com o ministro do Luxemburgo, Pierre Gramegna, da Eslováquia, Peter Kazimir, e a ministra da Letónia, Dana Reizniece-Ozola.

O processo de eleição prevê a realização de quantas voltas forem necessárias até um dos quatro candidatos alcançar uma maioria simples – ou seja, pelo menos 10 votos entre os 19 membros da área do euro.

De acordo com a agenda de trabalhos da reunião desta segunda-feira, a eleição ocorrerá no final da primeira ronda de trabalhos (e antes de uma reunião alargada a 27 para preparar a Cimeira do Euro, que se realiza em Dezembro), devendo então o vencedor ser conhecido antes das 18h00 (17h00 em Lisboa), hora marcada para o arranque da segunda parte da reunião.

O novo presidente sucederá a Jeroen Dijsselbloem a 14 de Janeiro, iniciando-se então um mandato de dois anos e meio.

Receita de Centeno para o Eurogrupo? Consensos, consensos, consensos, consensos, consensos. E consensos
Receita de Centeno para o Eurogrupo? Consensos, consensos, consensos, consensos, consensos. E consensos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+