Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vinho e Literatura juntam Ricardo Araújo Pereira e Michael Palin dos Monty Python

01 dez, 2017 - 10:20 • Maria João Costa

Festival Literário Tinto no Branco começa sexta-feira em Viseu. Até domingo no Solar do Vinho do Dão estão prometidas conversas com “opiniões vincadas”.

A+ / A-

Porque se advinha uma enchente, a primeira sessão do Festival Tinto no Branco esta sexta-feira às 18 horas irá decorrer na Tenda Jardins de Inverno montada à porta do Solar do Vinho do Dão. A marcar a abertura da terceira edição do festival literário de Viseu estão dois convidados de peso. O comediante e actor britânico Michael Palin, uma das caras dos Monty Python e o humorista português Ricardo Araújo Pereira. A conversa em inglês, com tradução simultânea terá como tema uma das máximas dos Monty Python: “E agora para algo completamente diferente”.

Michael Palin é o terceiro elemento dos Monty Python com quem Ricardo Araújo Pereira dialoga em público. Em 2007 entrevistou Terry Jones e, em 2015 escreveu o prefácio da edição portuguesa da autobiografia de John Cleese, que entrevistou para a revista “Visão”.

Integrado na iniciativa “Vinhos de Inverno” que junta dezenas de produtores no Solar do Vinho do Dão, o festival leva a Viseu cerca de 30 convidados, entre eles muitos escritores. Até domingo a organização promete “um festival de contrastes de opiniões vincadas, com personalidade, tal como o vinho”.

A marcar o feriado, além da conversa inaugural haverá também uma visita literária às 19h30 e música a fechar a noite com um concerto de Benjamim e um DJ SET com Gryzzler. O sábado abre com uma sessão às 15h sobre “Vinho vs. Cerveja” que juntará o escritor Afonso Cruz que produz a sua própria cerveja em casa e o editor e poeta Manuel Alberto Valente. Uma hora depois, no Solar do Vinho do Dão, Frei Bento Domingues e o físico Carlos Fiolhais vão conversas sobre “Religião vs. Ciência”. Outra conversa de opostos irá juntar às 17h30 o jornalista Fernando Dacosta e a investigadora Raquel Varela que falarão sobre “Ócio vs. Trabalho”. A noite termina com um concerto dos Virgem Suta às 22horas na Tenda Jardins de Inverno.

No último dia do festival, domingo de manhã, às 11h a proposta é para uma visita guiada ao Museu Grão Vasco de Viseu que terá como cicerone o escritor Miguel Real.

A tarde é reservada às conversas no Solar do Vinho do Dão. O escritor Pedro Mexia é o convidado da Conversa de Vida moderada por Tito Couto às 16 horas. Antes ainda, ás 15 horas o cronista Daniel Oliveira e o diretor do News Museum Rodrigo Moita de Deus debatem "República vs. Monarquia". A poesia e a prosa vão também ser tema de debate numa conversa que juntará o poeta Nuno Júdice e a escritora Filipa Melo ás 17h30. O festival encerra com os escritores Francisco José Viegas e Tiago Salazar que irão discutir o "Campo e a Cidade".

Ao longo dos dias, o Solar do Vinho do Dão acolherá também em simultâneo um salão de prova de vinhos da região do Dão e iguarias locais. O Tinto no Branco é um evento com organização do Município de Viseu e da Viseu Marca, com produção executiva da Booktailors.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+