30 nov, 2017 - 15:39 • Ângela Roque
“Rezar o Advento” é a mais recente iniciativa do Apostolado da Oração (AO). “Vem na continuidade de outras iniciativas que costumamos propor nos tempos litúrgicos fortes”, explica à Renascença o secretário nacional deste organismo ligados aos jesuítas.
O objectivo, diz, é “ajudar as pessoas a todos os dias terem algum momento de reflexão que as ajude a sintonizar e a preparar-se melhor para o Natal”.
Porque, embora “no comércio e no ambiente das cidades já se esteja a viver o Natal antecipadamente”, para os cristãos “é importante que o tempo de preparação para o Natal seja vivido, de facto, no tempo certo”, sublinha o padre António Valério.
O que esta campanha de Advento pretende é ajudar a fazer esse “tempo de espera, de preparação, para viver o tempo próprio que é o Advento, e depois chegar ao Natal com outra disponibilidade e outra preparação interior”.
A campanha consiste numa proposta diária de oração. As meditações que vão ser partilhadas são da responsabilidade do sacerdote jesuíta Manuel Losa, a partir da antífona de cada dia.
“A antífona”, explica António Valério, “é um refrão que dá entrada para a missa. É um versículo da Bíblia que ajuda a pessoa a contextualizar-se no tempo e no dia que está a viver, por isso é uma porta de entrada para a celebração litúrgica. Este ano decidimos adoptar esse versículo bíblico que está na liturgia diária e propô-lo também como desafio para esta jornada espiritual que cada pessoa é convidada a fazer até ao Natal”.
As orações, “simples e práticas”, vão ser disponibilizadas diariamente, entre 3 e 25 de Dezembro, pelo Apostolado da Oração através do seu site e das redes sociais, mas também podem ser enviadas por correio electrónico. “No Facebook podem inscrever-se num formulário que lá está disponível para poderem receber estas propostas de oração também no email, todos os dias”.
O Apostolado da Oração é a Rede Mundial de Oração do Papa e está, actualmente, presente em 86 países.
A promoção da oração pessoal é uma das suas missões centrais. Ainda recentemente o AO esteve presente na Web Summit, em Lisboa, a divulgar os vários projectos digitais que tem, como o Click to Pray e o Passo-a-Rezar.
A preocupação central tem sido dar resposta às necessidades reais das pessoas: “todas estas propostas são pensadas para os ritmos da vida de hoje, em que as pessoas têm muitas ocupações, vivem muito aceleradas, e nós procuramos ir ao encontro desse ritmo, propondo orações que as ajudem a fazer pequenas pausas e a sintonizar-se com a espiritualidade, com a vida de oração”, diz o padre António Valério, para quem “a grande aceitação que estes projectos têm tido” mostra que “são, de facto, instrumentos muito úteis para a vida espiritual das pessoas”.
Inscreva-se aqui para receber, todos os dias, um oração para o Advento por correio electrónico.