É oficial: Mário Centeno é candidato à presidência do Eurogrupo

É oficial: Mário Centeno é candidato à presidência do Eurogrupo

Tempo
|
Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

30 nov, 2017 - 10:28

O ministro português candidata-se ao lugar do holandês Jeroen Dijsselbloem, no cargo desde 2013.

A+ / A-

Veja também:


O ministro das Finanças vai mesmo candidatar-se à presidência do Eurogrupo. A eleição terá lugar na próxima reunião do Eurogrupo, agendada para segunda-feira, 4 de Dezembro.

O Governo português confirmou, em comunicado, que Mário Centeno “apresentou esta manhã a candidatura” à presidência do Eurogrupo.

O Eurogrupo é um órgão informal da União Europeia que reúne mensalmente ministros dos Estados-membros pertencentes à área do euro.

Mário Centeno não deverá ficar sozinho na corrida. A ministra das Finanças da Letónia, Dana Reizniece-Ozola, já formalizou a sua candidatura e espera-se que o Luxemburgo e a Eslováquia também o venham a fazer.

Mário Centeno deverá contar com o apoio da Alemanha, França e Itália. De acordo com o “Financial Times”, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, Emmanuel Macron, reuniram-se na quarta-feira com os primeiros-ministros de Portugal, António Costa, e de Itália, Paolo Gentiloni, para decidir quem deveria avançar (entre Centeno e o ministro italiano Pier Carlo Padoan). A escolha recaiu sobre o ministro português.

Esta quinta-feira, a imprensa italiana adianta que o Governo de Itália irá apoiar o ministro português – isto, depois de, na última reunião do Eurogrupo, também o ministro espanhol, Luis de Guindos, ter anunciado o seu apoio ao ministro socialista português caso este avançasse, apesar das diferenças partidárias (o Governo espanhol pertence ao Partido Popular Europeu, PPE).

A família socialista europeia é, neste momento, a que tem mais possibilidades de garantir o posto até agora ocupado pelo holandês Jeroen Dijsselbloem.

Permanece agora a incógnita em torno da candidatura do ministro eslovaco, Peter Kazimir, que há muito admite interesse em ocupar a presidência do fórum de ministros das Finanças da Zona Euro, mas que reunirá poucos apoios dentro da família socialista, à qual pertence.

O ministro luxemburguês, Pierre Gramegna, que pertence à família políticas dos Liberais, também poderá avançar, tendo contra si o facto de a presidência da Comissão Europeia já ser ocupada por um seu compatriota, Jean-Claude Juncker.

O prazo para apresentação de candidatos ao cargo de presidente do Eurogrupo terminava às 11h00 desta quinta-feira.

Mário Centeno tem 50 anos e natural de Olhão (Algarve). É ministro das Finanças desde 26 de Novembro de 2015.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • o melhor candidato
    30 nov, 2017 port 14:59
    Seria o Passos Coelho!...uniria imediatamente, de uma assentada, a zona euro e monetária. Começava por chamar piegas aos europeus, mandava-os emigrar para África, dividia para reinar, publicos e privados e legislava contra o tratado europeu, atacando o Tribunal Europeu! Aplicaria a farsolice como bom farsola!
  • luisa
    30 nov, 2017 braganca 13:19
    pode ir e ja agora que leve tambem o costa ca por mim acho que os politicos actuais podem ir todos para ver se aparecem novos politicos e um partido que governe o pais em vez de se governarem a eles --porque ladrao foi o salazar que ao fim de 40 anos morreu pobre honesto foi o mario soares que de um dia para o outro se transformou de pedinte num dos homens mais ricos do pais --milagres meu povo milagres
  • Rui
    30 nov, 2017 Lisboa 11:14
    Portugal cursos da Europa, Portugal dos pequeninos, Portugal à custa dos credores, Portugal dos analfabetos, Portugal disto e Portugal daquilo tudo o que é mau mas passamos a vida a fornecer gente para "governar" organismos internacionais aqui está mais uma prova da fraca auto estima do povo português que muitas vezes julgando que não valemos nada perante os outros, sejamos subrevientes e acabemos massacrados sem motivo. Entretanto os direitolas devem estar a roer os cotovelos.
  • Sai palha, em fardos
    30 nov, 2017 Lisboa 10:57
    Estão todos lembrados, quando na 1ª vez que o Centeno falou na AR, do riso aparvalhado do Emplastro de Massamá? Haverá algum jornalista capaz de perguntar ao idiota qual é a opinião dele quanto à candidatura fazendo-o recordar a triste figura que fez na AR? Não há, estão todos engajados.
  • Sai palha, em fardos
    30 nov, 2017 Lisboa 10:57
    Estão todos lembrados, quando na 1ª vez que o Centeno falou na AR, do riso aparvalhado do Emplastro de Massamá? Haverá algum jornalista capaz de perguntar ao idiota qual é a opinião dele quanto à candidatura fazendo-o recordar a triste figura que fez na AR? Não há, estão todos engajados.

Destaques V+