Tempo
|
A+ / A-

​Época de combate a incêndios em 2018 vai começar sem meios aéreos

30 nov, 2017 - 08:11

Anterior ministra da Administração Interna suspendeu o concurso para alugar 47 meios aéreos. Parte do dispositivo teria de estar disponível a partir de 15 de Maio.

A+ / A-

A época de combate aos incêndios em 2018 vai começar sem aviões e helicópteros. A notícia é avançada pela edição desta quinta-feira do jornal “i”.

Em causa está o atraso de cerca de dois meses no lançamento do concurso para alugar 47 meios aéreos (37 helicópteros ligeiros, seis aviões médios e quatro aviões pesados).

De acordo com o jornal, o concurso devia ter acontecido até ao início de Outubro mas o processo foi suspenso por ordem da anterior ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa. Ainda segundo o jornal, só no início do mês de Novembro é que o seu sucessor, Eduardo Cabrita, deu indicações para avançar com o processo.

Pelas contas do jornal, se o concurso for lançado em Dezembro, só no final de Maio ou início de Junho serão conhecidos os vencedores do concurso.

Fontes próximas do executivo ouvidas pelo jornal referem que o processo do concurso demora entre cinco a seis meses, embora haja a hipótese do Governo abrir o concurso com carácter de urgência, numa tentativa de acelerar o processo. No entanto, neste caso, os concursos urgentes têm que ter um visto prévio do Tribunal de Contas e no máximo o processo seria acelerado um mês.

De acordo com a Directiva Operacional nacional onde são definidos e distribuídos os meios de combate a incêndios a partir de 15 de Maio a Protecção Civil deveria ter à sua disposição 34 meios aéreos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • AP
    30 nov, 2017 Cascais 22:52
    Cada dia que passa ,são cometidas uma série de barbaridades por os governantes do TACHO.......esta é mais uma , mas pondo em perigo vidas humanas e propriedades , Quando será que o Zé povo acorda e corre com esta cambada de PARASITAS ???
  • Jorge
    30 nov, 2017 Seixal 17:46
    O título alarmante desta notícia é a cara do jornalismo e jornalistas que temos. Suspendeu e muito bem. Façam-se novos concursos públicos e reduza-se a despesa com os meios aéreos. Pelas contas do jornal “i” o concurso demora…. Os concursos públicos são como a matemática? São uma ciência exata, ou este tipo de notícias é para assanhar a clubite de alguns comentadores de bancada?
  • ólhó papão
    30 nov, 2017 pt 14:51
    A RR veste o lençol!...
  • GERINGONÇAS !!!!
    30 nov, 2017 Lx 11:09
    Isto não é um governo mas sim um grupelho de amigos que vive à tripa forra e não toma decisões a tempo e anda sempre a reboque dos acontecimentos. O nome de geringonça é apropriado aos 4 partidos que criaram essa aberração... Os portugueses estão por si e não confiam nestes amadores que nos desgovernam...
  • Loid
    30 nov, 2017 Lisboa 10:31
    Mas este país algum dia acorda ou não?
  • 30 nov, 2017 LX 09:56
    Óptimo, assim vai arder mais, melhor e mais depressa. Eficiência acima de tudo!
  • TUGA
    30 nov, 2017 lisboa 08:24
    Já estão a distribuir cerveja às populações, os fogos passam a ser apagados com a malta a mijar!!!! Palhaçada paga a peso de ouro!!!!!

Destaques V+