Tempo
|
A+ / A-

G-15 exige novo "modelo de governação" da Liga e "pacto de não-agressão" entre clubes

29 nov, 2017 - 20:09

Tomada de posição saída da segunda reunião do grupo de clubes da Primeira Liga - reduzido a 11 representantes - em Vila do Conde.

A+ / A-

O denominado grupo G-15, formado por clubes da Primeira Liga, pretende reestruturar o "modelo de governação" da Liga Portugal e chegou a acordo para uma espécie de "pacto de não-agressão" entre emblemas, convidando todas as sociedades a contribuir para a acalmia do efervescente clima de tensão que se vive no futebol português.

Estas são as duas principais tomadas de posição saídas da segunda reunião do G-15, que teve lugar esta quarta-feira em Vila do Conde e à qual voltaram a faltar Vitória de Guimarães, Vitória de Setúbal, Portimonense e Moreirense.

As oito propostas da missiva enviada às redacções, assim que a reunião se concluiu, serão agora enviadas à Liga Portugal, sendo que o G-15 solicita ainda ao organismo presidido por Pedro Proença a marcação de uma assembleia-geral extraordinária para a discussão das mesmas.

O G-15 aponta, assim, a um novo "modelo de governação" da Liga. No que diz respeito à busca da paz no futebol português, a ideia passa por propôr a "revisão do quadro de infracções a dirigentes e agentes desportivos", entrando neste ponto o tal "pacto de não-agressão".

Para além dos dois pontos acima referidos, o G-15 pretende avançar para um "novo regime de cedências temporárias de jogadores entre clubes da Primeira Liga", alterar o "critério de pagamento da taxa de transmissão televisiva, com isenção dos clubes da Segunda Liga" e as "regras do sorteio condicionado do calendário de jogos".

Por outro lado, espaço ainda para a intenção de uniformizar o "número de câmaras de TV para efeitos de VAR (vídeo-árbitro)", bem como a elaboração de recomendações à Federação Portuguesa de Futebol "a propósito do VAR e sua operacionalização" e, ainda, para a "criação de um fundo de solidariedade para os clubes que descem à Segunda Liga".

A rematar o comunicado, o G-15 anunciou ainda a formação de um "consenso" para "abrir um espaço de diálogo com os clubes da Segunda Liga tendo em vista o melhor conhecimento das suas preocupações e necessidades".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+