Tempo
|
A+ / A-

Ministro da Saúde: MP impediu divulgação de relatório sobre surto de legionella

29 nov, 2017 - 14:17

“A minha vontade é que o relatório pudesse ser tornado público", disse Adalberto Campos Fernandes aos deputados da comissão de Saúde.

A+ / A-

O ministro da Saúde afirmou esta quarta-feira que não divulgou publicamente o relatório preliminar sobre o surto de legionella no São Francisco Xavier porque o Ministério Público não o permitiu.

Adalberto Campos Fernandes começou a ser ouvido pelos deputados da Comissão Parlamentar da Saúde sobre este surto. Antes do ministro, foram ouvidos sobre o mesmo assunto o conselho de administração do hospital, a directora-geral da Saúde e o presidente do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA).

Questionado pelo deputado Miguel Santos, do PSD, sobre o relatório prometido por Adalberto Campos Fernandes para duas semanas após o conhecimento do surto, o ministro disse que a sua intenção era torná-lo público.

“A minha vontade é que o relatório pudesse ser tornado público”, disse, revelando que questionou a Direcção-Geral da Saúde (DGS) sobre esta possibilidade, mas foi indicado que o Ministério Público permitia a disponibilização do documento à Comissão Parlamentar da Saúde, mas não torná-lo público.

Miguel Santos quis ainda saber porque razão Adalberto Campos Fernandes se apressou em afirmar que o surto teria provavelmente na sua origem uma falha técnica, quando ainda hoje o hospital não tem essa garantia.

“Disse nessa altura, reafirmo e reitero que se trataria provavelmente de uma falha técnica. Fi-lo porque sou médico de saúde pública” e com base “nos primeiros dados do inquérito epidemiológico e da informação que chegava da área de cuidados, da assistência”, adiantou.

Para o ministro, esta afirmação “convalida-se a partir do momento em que a análise dá um ‘match’ [correspondência] perfeito entre o elemento biológico da torre de refrigeração e o encontrado nos doentes”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • MINISTRO TRETA
    29 nov, 2017 Lx 15:11
    A mentira tem perna curta sr. ministro da treta....São uns manipuladores estes socialistas...sempre na mentira, nas meias verdades e no ilusionismo onde campeia o pantomineiro mor e vendedor da banha da cobra kamarada Kosta...A palavra dada não é honrada como diz a querida líder Mortágua, o braço armado dos socialistas no governo...Uma desgraça que aconteceu no País com esta gente que nos desgoverna...
  • TRALHA SOCRÁTICA
    29 nov, 2017 Lx 14:48
    Sempre a esconder a informação quando ela compromete este desgoverno..os xuxas andam sempre na sua manipulação para esconder as verdades: incêndios, Tancos, Legionela..é ver qual o Ministro que esconde mais...Uma vergonha...Nunca se sabe nada...ficam as mentiras do governo e dos seus assessores de imprensa...País da treta este com esta tralha socrática que nos impingiram...

Destaques V+