Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OE 2018. PAN muda de ideias e vota a favor

27 nov, 2017 - 14:21

O PAN tinha-se abstido na votação na generalidade da proposta de lei do OE 2018.

A+ / A-

O PAN - Pessoas-Animais-Natureza anunciou esta segunda-feira que vai votar a favor da proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2018, após a aprovação de medidas estruturais defendidas pelo partido, e que foram viabilizadas na especialidade.

Em comunicado, o partido anunciou que "muda o sentido de voto após aprovação de medidas em áreas estruturais" e que "irá votar favoravelmente o Orçamento do Estado para 2018", na votação final global que decorre esta tarde no parlamento.

O PAN tinha-se abstido na votação na generalidade da proposta de lei do OE 2018.

"Pela terceira vez, o PAN (Pessoas-Animais-Natureza) alcança medidas importantes no Orçamento do Estado, que exigiram um forte empenho negocial para alcançar avanços em áreas estruturais e que ainda não são reconhecidas como prioritárias pelos decisores políticos nacionais", refere o partido cujo deputado único é André Silva.

Em 3 de Novembro, na votação na generalidade o OE 2018 foi aprovado com os votos favoráveis de PS, BE, PCP e PEV, contra de PSD e CDS-PP e a abstenção do PAN.

O PAN apresentou 60 medidas de alteração ao OE 2018, em sede de especialidade, em áreas como saúde, alimentação e bem-estar, justiça social e fiscal, agricultura, florestas e protecção animal.

Aumento de 10% de nutricionistas e de 7% de psicólogos no Serviço Nacional de Saúde e distribuição de fruta a 150 mil crianças do ensino pré-escolar e de bebidas vegetais no 1.º ciclo e pré-escolar são duas das medidas apresentadas pelo partido que vão ver luz verde.

O PAN conseguiu ainda negociar a criação de 49 salas de atendimento à vítima e condições para partos na água, bem como o fim da isenção do pagamento de ISP para empresas que produzem electricidade a partir do carvão.

O reforço do investimento em dois milhões de euros em Centros de Recolha Oficial de Animais e apoio a escolas de formação de cães de assistência é outra das medidas a implementar.

De acordo com o partido, o OE 2018 é "distante da visão do PAN mas com contributos importantes para uma visão ambiental e social de longo prazo".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rui
    27 nov, 2017 Lisboa 23:49
    Aqui está nos comentários os direitolas à bulha com o PAN por ter alterado o voto tudo lhes dói.
  • Joca
    27 nov, 2017 Setuval 21:44
    Vira latas...as vossas prioridades para o País....partos na água e afins. Lamento perderes tempo e dinheiro aos Portugueses e não fazeres mexer o ponteiro.
  • XICO ESPERTO
    27 nov, 2017 Lx 17:10
    O Dr Xico é de fazer rir...quer maior reacionários que os sociais fascistas que nos desgovernam? Não existe..aliás, basta ver quem foi o grande amigo do Salgado..Sim, o famoso Pinto de Sousa e esse outra grande xuxalista parasita o Vara....E se o Pinto de Sousa estivesse no poleiro depois da roubalheira que fez ainda daria a mão ao seu amigo Salgado...não tenhamos dúvidas e assim teriam escondido todo o lixo debaixo do tapete e o Sr. Pinto de Sousa e o Salgado estariam a gozar ainda mais os milhões da corrupção..Não será ssim Dr Xico ...esperto...
  • Rui Fragoso
    27 nov, 2017 Alhandra 15:53
    É um menino apalhaçado.Mas enfim...é o que temos mais por cá.
  • Alberto
    27 nov, 2017 Funchal 15:34
    Por isso mesmo são Palhaços e Animais Portugueses.
  • DR XICO
    27 nov, 2017 LISBOA 15:33
    É melhor o PAN se definir; ou é contra a esquerda com politicas amigas do ambiente e animais, ou se vira para a direita reaccionária amiga dos patrões, banqueiros, elites e dos grandes lobys. Se em 2019 quer ir a eleições sem referências na assembleia da republica vai sair do parlamento, ou marca uma posição de afirmação e pode eleger mais deputados
  • CARDOSO
    27 nov, 2017 SEIXAL 15:26
    O GOVERNO DEVE TER AUMENTADO O TAMANHO DO OSSO.
  • O ANIMAL AMESTRADO
    27 nov, 2017 Lx 15:05
    Devem ter melhorado a ração do animal...pobre coitado...assim, já pode votar a favor.

Destaques V+