Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa critica quem fomenta medo contra refugiados na mensagem do Dia Mundial da Paz

24 nov, 2017 - 13:57 • Ângela Roque

Francisco condena a “retórica” do medo e da xenofobia no texto foi divulgado esta sexta-feira. O Dia Mundial da Paz assinala-se a 1 de Janeiro.

A+ / A-

O drama dos refugiados é o tema central da mensagem do Papa para o próximo Dia Mundial da Paz.

Segundo o texto divulgado esta sexta-feira pelo Vaticano, Francisco condena claramente o que considera a “retórica” do medo e da xenofobia.

"Quem fomenta o medo contra os migrantes, talvez com fins políticos, em vez de construir a paz semeia violência, discriminação racial e xenofobia", escreve no documento “Migrantes e refugiados: homens e mulheres em busca de paz”.

O Papa lamenta que, em muitos países de destino, se tenha generalizado a “retórica que enfatiza os riscos para a segurança nacional ou o peso do acolhimento dos recém-chegados, desprezando assim a dignidade humana que se deve reconhecer a todos, enquanto filhos e filhas de Deus”.

Lembrando que este é um fenómeno que continuará a “marcar o nosso futuro” – assim indicam todas as previsões – convida todos a encararem as migrações não como “uma ameaça”, mas “com um olhar repleto de confiança, como oportunidade para construir um futuro de paz”.

É preciso ver nos migrantes e refugiados pessoas que “trazem uma bagagem feita de coragem, capacidades, energias e aspirações, para além dos tesouros das suas culturas nativas”, reforça Francisco.

A mensagem analisa as várias causas das migrações, como os conflitos armados e outras formas de violência que levam as pessoas a procurar uma vida melhor, mas fala também da fuga da “miséria agravada pela degradação ambiental”.

O Papa espera, assim, que este olhar necessário sobre os refugiados ajude os responsáveis governamentais a assumir políticas de acolhimento que tenham em consideração o bem-estar de todos os membros desta “família humana”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+