Tempo
|
A+ / A-

Passos Coelho. Governo “perdeu o rumo"

24 nov, 2017 - 00:31

Segundo o líder social-democrata, o Executivo arrisca-se a chegar a 2019 com "uma legislatura perdida".

A+ / A-

O presidente do PSD despediu-se do Conselho Nacional acusando o Governo de ter "perdido o rumo" e manifestou a convicção de que o partido, já com nova liderança, terá tempo para demonstrar que é alternativa.

De acordo com relatos de fontes presentes na reunião, na sua intervenção perante o último Conselho Nacional do partido em que participa como líder, Passos Coelho acusou o Governo de se arriscar a chegar a 2019 com "uma legislatura perdida".

Num discurso centrado no Orçamento do Estado para o próximo ano - sobre o qual o partido já anunciou o voto contra - e nas práticas políticas da actual maioria de esquerda, o líder social-democrata defendeu que, desde a tragédia dos incêndios de Pedrógão, o Governo perdeu o rumo e não voltou a encontrar o seu "fio condutor".

Como exemplos da desorientação do executivo, Passos apontou o anúncio da transferência do Infarmed para o Porto, considerando que "mete dó" a forma como o executivo está a gerir este processo.

O líder do PSD criticou igualmente recentes afirmações do ministro do Ambiente, sobre um eventual aumento do preço da água, ironizando que "em abstracto a água poderia aumentar, mas em concreto não", numa alusão à forma como o primeiro-ministro, António Costa, se referiu à hipótese de contagem do tempo de serviço no descongelamento de carreiras.

Sobre este ponto, Passos recordou o artigo que publicou esta semana na 'newsletter' do PSD e onde salientava que foi um Governo do PS, em 2010, que congelou as carreiras e que previu que o tempo de serviço não contasse no futuro.

Passos voltou a acusar o executivo, apoiado à esquerda, de cortar mais nas políticas públicas do que o anterior governo PSD/CDS durante os tempos da 'troika', nomeadamente investindo em 2016 menos 29% na saúde, 60% no ensino básico e secundário e 48% no ensino superior e ciência.

Sobre o futuro do PSD -- que terá um novo líder a 13 de Janeiro -, Passos Coelho manifestou-se convicto de que o partido terá tempo para se preparar para, na segunda metade da legislatura, demonstrar que é uma alternativa ao Governo liderado por António Costa.

"Deixámos o país incomparavelmente melhor do que aquele que nos entregaram", afirmou, numa intervenção em que foi aplaudido de pé e na qual agradeceu o apoio do Conselho Nacional à orientação da liderança.

O Conselho Nacional de hoje demorou pouco mais de uma hora e meia -- tendo Passos falado cerca de meia hora -, com poucas intervenções depois da do presidente do partido.

Foi ainda aprovado, por unanimidade, o orçamento do PSD para o próximo ano.

O PSD escolhe o seu próximo líder em eleições directas em 13 de Janeiro, com Congresso entre 16 e 18 de Fevereiro, tendo, até agora, como candidatos o antigo primeiro-ministro Pedro Santana Lopes e o ex-presidente da Câmara Municipal do Porto Rui Rio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge
    24 nov, 2017 Seixal 17:08
    Este individuo é perigoso, além de mentiroso é incompetente. Passos Coelho, aquele que vendeu o país ao estrangeiro, criou mais um milhão de pobres, é suspeito de fraudes aos fundos comunitários europeus na empresa por onde passou (Tecnoforma), reduziu drasticamente as verbas para a educação e saúde, chegando a ser acusado da morte de alguns doentes por falta de recursos dos hospitais, com o apoio da miss swap, Maria Luiz Albuquerque. Tudo isto e mais tem de ser lembrado de vez em quando, porque os portugueses têm a memória curta e deixam-se intoxicar pela comunicação social.
  • Cidadão
    24 nov, 2017 Planeta Terra 14:50
    Srs, sabem porque o 1o ministro da altura, se deixou convencer a chamar o FMI para intervir em Portugal? Porque o ministro das finanças lhe disse que iria deixar de ter dinheiro sequer para pagar ordenados no funcionalismo público e reformas do estado. Ora pois. Só assim Socrates do soberbo, deixou torcer a mão. Agora venham cá gozar e insultar o Passos Coelho. O homem terá as suas falhas e defeitos, mas culpado de empobrecer Portugal...
  • Chamem a policia
    24 nov, 2017 Lisboa 11:25
    Quando é que a Srª Procuradora Ggeral da Republica manda reabrir o processo da Tecnoforma já que ele foi arquivado supostamente indevidamente? Ou as Instituições da UE só são crediveis para o que interessa?.Srª Procuradora mexa-se ou serão todos os Portugueses que vão ter que pagar mais este roubo? Quem é que investiga o MP e a forma como este investiga e quais os seus criterios? Fazem o que querem como querem e não dão satisfação a ninguém? Já todos nos sentimos demasiado envergonhados com a justiça que temos. Temos novo caso dos submarinos?
  • 4 anos
    24 nov, 2017 port 10:37
    De sufoco e de empobrecimento do País, custasse o que custasse, não se esquece tão depressa! Ó Passos segue viagem e não tentes mais uma vez branquear a sujidade em que puseste o país com a conivência de uma troika que te protegeu para ires mais longe com as malfeitorias da saída "limpa"! Mas que grande sujidade!...
  • ah! ah! ah!
    24 nov, 2017 lis 10:27
    O rumo perdeu este figurão e ainda bem! Tanto perdeu que vai de frosques...este animal quer fazer-nos de papalvos e continua a arranjar a retórica mais do que estafada para se convencer que não é aldrabão! É um verdadeiro caso de estudo patológico! E os seus aficionados ainda lhe dão cobertura!
  • psd e cds
    24 nov, 2017 pt 10:10
    Continuam a querer enganar os portugueses e a fazer-nos de tolinhos!...
  • o convencido
    24 nov, 2017 port 10:07
    E aldrabão! Deixou o país melhor depous de destruir centenas de milhares de familias e de empresas, de empobrecer o pais de mandar emigrar 400 mil portugueses, depois de lhes chamar piegas e que deixassem a zona de conforto, de ter aumentado o desemprego para valores inimagináveis, de ter aumentado a pobreza para valores de 2500 milhões de portugueses, depois de ter legislado contra a Constituição e atacado os juízes do Tribunal Constitucional, etc, etc! Tem a grande lata de nos querer fazer estupidos e afirmar com toda a desfaçatez que deixou um país melhor! Aliás esta retórica é a mesma que alguns nos querem agora convencer que a economia, já em 2015 estava a melhorar!...querem escrever a história à maneira deles e estão a deixar passar o tempo para começarem com esta retórica para ver se pega jogando com a memória curta dos incautos!
  • BARSANULFO
    24 nov, 2017 alcains 10:06
    Exijo que as Magistraturas usem do mesmo rigor que usaram em casos recentes de presumível corrupção. Exijo prisão imediata , para investigar os malfeitores. Exijo, porque as boas práticas devem manter-se, televisão em directo no momento da detenção. Exijo saber o que tem a Srª Procuradora a dizer deste caso. Exijo que se investigue e reabra o processo arquivado. Disseram fraude, a OLAF, é fraude... Exijo tratamento igual, em primeiras páginas e abertura de telejornais, como em recentes casos iguais. Exijo que se acabe com a farsa e o actual manto cúmplice de silencio canalha, sobre esta COLOSSAL FRAUDE. Exijo saber o motivo pelo qual, estes malfeitores continuam á solta. Exijo, sim exijo, porque se o 44 foi preso e investigado, estes tipos são "farinha do mesmo saco". Fraude! Tecnoforma. Bruxelas contraria decisão do Ministério Público e diz que houve fraude. e acordo com o relatório do gabinete anti-fraude da Comissão Europeia, “o montante a recuperar” pelas instituições europeias, devido às irregularidades detetadas na Tecnoforma, ascende a 6.747.462 euros Uma investigação levada a cabo pelo gabinete anti-fraude da Comissão Europeia (OLAF) chegou a conclusões muitos diferentes das do Ministério Público no caso Tecnoforma, empresa onde Pedro Passos Coelho foi consultor e administrador, avança o “Público” esta segunda-feira. Segundo o inquérito levado a cabo pelo OLAF – datado de 2015, mas que até hoje não tinha vindo a público –, Tecnoforma foi fraudulenta .
  • 24 nov, 2017 aldeia 08:56
    E esta figura perdeu qualquer chance de ter qualquer cargo politico...................
  • a sorte dele
    24 nov, 2017 lis 08:45
    É que por cá a justiça "protege-o"...a União Europeia pede a devolução dos 7 milhões da fraude que ele administrou! Este é daqueles que se faz de pobretanas para andar à tona de água!...será que também já luquidou o que devia à segurança social?

Destaques V+