21 nov, 2017 - 14:52
A greve de professores às actividades não lectivas foi desconvocada pela Fenprof e FNE.
A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) decidiu levantar a greve às actividades com os alunos inscritos na componente não lectiva dos professores depois de o Governo aceitar pela primeira vez discutir os horários de trabalho dos docentes.
No final de uma reunião no Ministério da Educação, o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, afirmou que, face à disponibilidade manifestada pela tutela para negociar várias matérias do interesse dos professores, a estrutura sindical decidiu levantar a greve a decorrer desde 6 de Novembro e que deveria terminar a 15 de Dezembro.
Em função da evolução das negociações, no final do primeiro período, decidiremos se retomaremos a greve ou não”, disse Mário Nogueira.
Também a Federação Nacional da Educação (FNE) anunciou o levantamento da greve à componente não lectiva do horário dos professores, depois de na reunião com o Governo ter obtido garantias de que a definição do horário será negociada.
À saída da reunião com a secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão, o secretário-geral da FNE, João Dias da Silva, disse aos jornalistas que o processo de negociação para a revisão dos horários dos professores deverá iniciar-se em Janeiro, garantia suficiente para a federação decidir levantar a greve.
Os sindicatos da educação começaram esta terça-feira um processo negocial com o Governo relacionado com os horários de trabalho e a progressão na carreira de alguns docentes, bem como aspectos referentes aos concursos.
[Notícia actualizada às 18h44. A FNE também levantou a greve]