Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OE 2018. Direita quer aumento de verbas para alimentação de reclusos

17 nov, 2017 - 23:28

Esta sexta-feira foi o último dia para apresentar propostas de alteração para o Orçamento do Estado para 2018.

A+ / A-

O PSD e o CDS propuseram um aumento do total das verbas para a alimentação dos reclusos até 17,4 milhões de euros, contra os 6,6 milhões de euros previstos no Orçamento do Estado para 2018.

As propostas foram entregues esta sexta-feira, último dia para os partidos apresentarem as suas sugestões ao Orçamento do Estado para 2018, que foi apresentado a 13 de Outubro.

O PSD propôs um reforço de 10,8 milhões de euros do montante afeto à Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais destinado à alimentação dos reclusos, explicando que está prevista uma redução de 10,8 ME da dotação o que representa menos 60% das verbas.

O CDS pede que a transferência seja "até ao montante de 17,4 milhões de euros".

"Tendo em consideração que a população reclusa era, à data de 01 de novembro de 2017, de 12.694 reclusos, isso significa que o valor que se encontra orçamentado para as refeições destes corresponde a um custo de 1,29 euros por dia, por recluso", segundo o PSD, ressalvando que "nunca o valor orçamentado para a alimentação dos reclusos foi tão baixo".

O Partido Social Democrata diz não ter ficado tranquilizado depois de a ministra da Justiça ter garantido, na audição na especialidade, que "os reclusos não passarão fome, uma vez que a insuficiência orçamental nesta sede poderá ser colmatada através do recurso ao mecanismo da gestão flexível do Programa Orçamental e, em última instância, ao reforço orçamental proveniente da dotação provisional do Ministério das Finanças".

Ainda na área da Justiça, o PCP propõe que seja suspensa a atualização automática da unidade de conta processual (UC), atualmente de 102 euros, alegando que as custas processuais constituem um obstáculo para que os cidadãos acedam à justiça.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rogerio
    18 nov, 2017 14:06
    gostava de os ouvir propor trabalho para eles. assim teriam mais dinheiro para a alimentação
  • anonimo
    18 nov, 2017 10:04
    Direita, mais torta. Aumento de verba sim, mas para alimentação dos pequenos e grandes estudantes. AUMENTO DE VERBA PARA ALIMENTAÇÃO NAS ESCOLAS DE PORTUGAL.

Destaques V+