Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Igreja desaconselha “vivamente” admissão de homossexuais nos seminários

17 nov, 2017 - 06:14

Cardeal Patriarca de Lisboa considera que não é preciso mais medidas nesta matéria e recorda que existe um cada vez maior “acompanhamento psicológico das vocações”.

A+ / A-

A Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) analisou as mais recentes orientações do Vaticano sobre a formação dos novos padres, destacando o “cuidado” com a dimensão humana e afectiva dos candidatos ao sacerdócio.

Na conferência de imprensa que encerrou a assembleia, D. Manuel Clemente, cardeal patriarca de Lisboa e presidente da CEP, afirmou que a Santa Sé recomenda que jovens homossexuais não devem ingressar no seminário.

“Tem havido sucessivos documentos da parte da Congregação para o Clero nesse sentido de desaconselhar vivamente, para não dizer proibir, que um jovem que manifeste essa orientação homossexual ingresse no seminário. Seria sempre muito melindroso. É melhor não avançar. Não só é melhor, é completamente desaconselhável”, sublinhou.

D. Manuel Clemente considera que, nesta matéria, “não é preciso tomar mais medidas do que aquelas que já estão previstas”, sublinhando que “cada vez mais há um acompanhamento psicológico das vocações”.

A Assembleia Plenária terminou quinta-feira em Lisboa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vera
    17 nov, 2017 Palmela 13:23
    Por que é, que as pessoas não são informadas como deve de ser, por médicos Psiquiatras, em debates na TV, à cerca da homossexualidade? e nas escolas, por que é, que não há professores psiquiatras, nas escolas a explicarem aos alunos, aquilo que devem explicar? gostam de viver num mundo de loucos? Quem nasce homem, é para ser homem e portar-se como tal! Quem nasce mulher, é para ser mulher e portar-se como mulher! se Deus nos fez diferentes, é para sermos diferentes! e não há mas, nem meio mas! senão Deus acaba com o ser humano! e pronto. Julgam que o fim do Mundo vem de repente, para todos ao mesmo tempo? não vem!!! Já estamos é no princípio do fim! ou param com parvoíces sem nexo! ou isto vai acabando, todos os dias! cuidado rapaziada, que Deus está bem atento... "E no fim dos séculos, virão os falsos profetas" Jesus (o crucificado), pensem no que Ele queria dizer com esta frase: virão, aqueles que querem o vosso mal, afastem-se deles! sigam os justos...
  • António Simões
    17 nov, 2017 Sintra 08:45
    Sol na eira, chuva no nabal. O que pensam do ingresso dos homossexuais nas forças armadas e militarizadas, no ensino, nos hospitais, etc? Pelos vistos acham bem.
  • VIriato
    17 nov, 2017 Lisboa 08:44
    Mas aconselha os pedófilos..........
  • Carlos Gonçalves
    17 nov, 2017 Seixal 08:10
    Seria melhor que, ao descobrirem que determinado padre é pedófilo, o expulsassem. Não é fazer caça às bruxas. Até porque quem for homossexual vai mesmo dizer quando quiser entrar para o seminário.... mentalidade de idade média.

Destaques V+