Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

CDS apresenta diploma para indemnizar feridos graves dos fogos

14 nov, 2017 - 00:16

Marcelo promulgou decreto do Parlamento mas deixou ressalvas. Centristas aceitam repto do Presidente e vão propor que as indemnizações abranjam todas as vítimas, nomeadamente os feridos graves, sem distinguir regiões.

A+ / A-

O CDS responde ao repto do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e vai apresentar um diploma no sentido de que as indemnizações abranjam todas as vítimas dos fogos de Junho e Outubro, nomeadamente os feridos graves, sem distinção de regiões.

Em declarações à Renascença, o líder da bancada parlamentar do CDS, Nuno Magalhães, anuncia que o decreto será apresentado já esta terça-feira.

“Compreendemos bem que o senhor Presidente da República tenha promulgado, mas compreendemos ainda melhor a fundamentação do senhor Presidente da República. Na semana passada, pela voz do deputado Telmo Correia, já tínhamos alertado que as situações dos feridos graves estavam a ser esquecidas e, se não fossem abrangidas,<PSI_END_OBJECT> o CDS iria apresentar uma medida legislativa no sentido de as abranger. É o que faremos face à promulgação, mas também face à omissão do Governo e a incapacidade, face aos factos infelizmente novos que ocorreram, de actualizar o seu diploma.”

Nuno Magalhães explica que a proposta do CDS vai no sentido de que as indemnizações abranjam todas as vítimas, nomeadamente os feridos graves, sem distinguir regiões.

“É fundamental que o Governo assuma a sua responsabilidade na sua totalidade. Se o Governo assume responsabilidade e tem vontade de indemnizar numa parcela do território em relação às vítimas mortais, por um facto que assume ser sua responsabilidade, evidentemente que tem de indemnizar todas as vítimas mortais ou não de todo o território nacional, nomeadamente os feridos graves que foram surgindo nestas tragédias do Verão”, defende o líder parlamentar do CDS.

O Presidente da República promulgou, esta segunda-feira, um decreto da Assembleia da República que estabelece medidas de apoio às vítimas dos incêndios de Junho, em Pedrógão Grande, mas fez algumas ressalvas. Marcelo Rebelo de Sousa convidou à "reapreciação da matéria, em especial na parte respeitante aos feridos graves".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Deve haver
    14 nov, 2017 Sd 16:52
    Uns amigalhaços no conjunto! Porque para os outros a hipocrisia é a pratica! Vimos durante 4 anos qual foi o comportamento do partido dos contribuintes! Cortes em reformas e pensões que ultrapassavam as irrevogaveis linhas vermelhas! É assim que querem ser levados a serio?
  • O Zé
    14 nov, 2017 Lx 07:30
    O PR tb é líder do CDS? Grande oposição
  • Antonio
    14 nov, 2017 Vale de Cambra 07:05
    Pois, comecem pelos proprietarios que não limpam, à espera de um INCÊNDIO ( ENCOMENDADO?)para fazerem pedidos de indemnizações, atacarem o GOVERNO (se este não fôr da sua côr)e lançarem culpas a tudo e todos. TENHAM VERGONHA . partidosito de encostados.

Destaques V+