Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministro da Saúde pede desculpas a vítimas do surto de legionella

13 nov, 2017 - 15:09

“Tem de haver reparação no âmbito da responsabilidade civil por quem possa não ter feito aquilo que devia ter sido feito”, diz o ministro Adalberto Campos Fernandes, no parlamento.

A+ / A-
Ministro da Saúde pede desculpas a vítimas do surto de legionella
Ministro da Saúde pede desculpas a vítimas do surto de legionella

O ministro da Saúde pediu, esta segunda-feira, desculpas às vítimas da infecção por legionella, considerando que as mesmas devem ser objecto de uma reparação no âmbito da responsabilidade civil por quem tenha falhado.

Adalberto Campos Fernandes falava no parlamento, onde o Orçamento do Estado para 2018 na Saúde está a ser debatido na especialidade.

No dia em que se soube da quinta vítima mortal do surto de legionella que afectou o Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, o ministro começou por lamentar esta morte e afirmou que as vítimas são credoras de um pedido de desculpas “do hospital, das empresas responsáveis pela vigilância, da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo”.

O ministro subscreve o pedido de desculpas, “enquanto responsável pelo governo”, acrescentando: “Tem de haver reparação no âmbito da responsabilidade civil por quem possa não ter feito aquilo que devia ter sido feito”.

O surto de legionella, que infectou 48 pessoas, começou no dia 3 de Novembro e Adalberto Campos Fernandes garantiu que o seu ministério tudo fará para que a origem seja identificada.

“Isto não serve de desculpas para que os hospitais e as empresas não estejam reguladas por uma legislação mais exigente”, disse, anunciando que na próxima quarta-feira a Direcção-Geral da Saúde (DGS) e o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) vão publicar orientações actualizadas e “mais exigentes” para estas situações.

O ministro recordou ainda que tanto a Inspecção Geral das Actividades em Saúde (IGAS) e o Ministério Público estão a acompanhar o caso.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Helena Matos
    16 nov, 2017 Coimbra 01:27
    Não sendo apoiante deste governo nem da sua forma de governar, cabe-me, no entanto, reconhecer q o Ministro da Saúde é, segura/ o único ministro de António Costa q se aproveita, pela seriedade com q enfrenta os problemas e com q comunica, bem ao contrário do restante executivo que, sistematicamente, perante cada falhanço, alija responsabilidades, minimiza prejuízos e negligencia consequências. Pelo meio, infelizmente, até se outorgam o direito de dizer umas frases bem infelizes e tao inadmissíveis q, se tivessem sido ditas por qualquer membro do anterior governo, levariam ao pedido de demissão do mesmo por parte do titubiante duo que agora se remete a um silêncio comprometedor que só os envergonha e ridiculariza. Falo do BE e do PCP, claro, cuja cumplicidade com o governo os faz calar falhas tão graves da administração publica como foram as cenas tristes junto das vítimas da legionella, ou a inoperância, irresponsabilidade, descoordenação, incúria e negligência dos organismos do Estado perante a tragédia dos fogos. A somar a toda esta desgraça ainda tivemos q aturar uma ministra a queixar-se de nao ter podido ir pra ferias mais cedo, um secretário de estado a mandar-nos ser mais proativos e resilientes perante as tragédias e a desvalorizar a utilizaçao dos meios aéreos no combate às chamas, outro ministro a brincar com o roubo de material de guerra e um PM a pedir desculpas a contragosto, instado pela oposição na AR. De entre tanta gente sem nível, safa-se este.
  • Guedes
    14 nov, 2017 Pantomineirice 09:45
    Oi gálera! Tudo bem? Está morrendo gentí no hospitau porqui eu tenho poupado no investímento público! Dísculpem lá quauqué coisa, sim? Ainda vai morrê mais, mais no há problema, está tudo contrólado. Viu?? Beijinhos!
  • José Seco
    13 nov, 2017 Lisboa 19:57
    Nenhum país se governa com constantes pedidos de desculpas sejam eles de governos de esquerda ou direita é igual. Valha os sindicatos para haver quem lute pelos direitos do povo, caso contrário seria ainda bem pior.
  • Rui
    13 nov, 2017 Lisboa 18:58
    O que é que as cativaçoes tem a ver com isto os direitolas não percebem que não vai haver tacho durante muitos e muitos anos por isso vão debitando barbaridades ao calhas queriam lá estás para destruir os portugueses mas a Catarina fez lhes a folha.
  • António
    13 nov, 2017 Norte 18:49
    A responsabilidade civil? Pois pois os tangas dos bem falantes. A culpa morre solteira e quem é culpado é sempre o contribuinte que paga e não bufa através do dito Estado através de indemnizações que serão cobradas mais tarde sob a forma de impostos aos tugas. Povo cordeiro e eles sabem e por isso abusam e abusam.
  • ESQUERDELHOS TANGA
    13 nov, 2017 Lx 15:36
    Ai as cativações dos kamaradas...pena que as mesmas levem à morte de pessoas...Desculpas esfarrapadas destes incompetentes que nos desgovernam e que só sabem ceder aos sindicatos e corporações da função pública. O resto da população está velha e abandonada....São uns manipuladores estes esquerdelhos da tanga...

Destaques V+