Tempo
|
A+ / A-

Ex-secretário de Estado da Cultura garante que Governo poderia ter impedido jantar no Panteão

11 nov, 2017 - 21:27

Barreto Xavier lembra caso em que proibiu evento nos Jerónimos. Web Summit já pediu desculpas.

A+ / A-

Jorge Barreto Xavier, o antigo secretário de Estado da Cultura, que assinou o despacho que permite a realização de jantares em vários monumentos nacionais, incluindo o Panteão Nacional, diz à Renascença que a responsabilidade da realização do jantar à margem da Web Summit é da exclusiva responsabilidade do actual ministro que podia ter recusado a realização do evento.

Barreto Xavier dá o exemplo de um jantar que a federação de futebol queria realizar nos claustros dos Jerónimos e que ele não autorizou. Daí a crítica ao actual Governo.

“O actual Governo tinha todos os instrumentos ao seu dispor para não ter autorizado o jantar. O despacho prevê não autorizar eventos que forem não considerados não adequados. A direcção-geral de património cultural quando a FPF quis realizar nos claustros do Mosteiro dos Jerónimos um jantar para a final da Liga dos Campeões e eu considerei que não era adequada a realização desse jantar”, disse.

A polémica surgiu depois de ter sido divulgada uma fotografia este sábado.

O primeiro-ministro considerou “absolutamente indigna” a utilização do Panteão Nacional para um jantar no âmbito da Web Summit.

Por isso, o Ministério da Cultura vai alterar o despacho do anterior Governo para impedir que situações semelhantes voltem a ocorrer.

O líder da Web Summit já veio pedir desculpa, garantindo que não queria ofender a história do país.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ó mendes de braga
    13 nov, 2017 Lx 09:55
    Todos já percebemos que és adepto do antigo regime e que agora és adepto dos partidos de direita! Estamos esclarecidos quem são os associados desses partidos! Continua a vociferar à vontade pois a democracia permite isso, ao contrário do que permitia essas formas ditatoriais que apoiaste! Passa bem!
  • mendes
    12 nov, 2017 braga 17:00
    a burrice e muita --entao se um governo aprova se uma lei para se puder matar o 1 ministro o governo actual aceitava isso ---a culpa aqui e so e apenas de quem autorizou mas a esquerda e assim mesmo nunca assume os erros que comete e o ps e especialista nisso ja levou o pais a 3 bancas rotas e atiram as culpas para os outros
  • este gajo
    12 nov, 2017 port 16:04
    é uma verdadeira aberração!...Muda de lentes ou vai ao oftalmologista! Como foi possível este gajo ter estado à frente da cultura em Portugal durante 4 anos? Só com um farsola como primeiro-ministro!
  • Helena Matos
    12 nov, 2017 Coimbra 15:42
    A legislaçao sobre o uso de espaços públicos e monumentos nacionais é bem clara: está sujeita a autorização do responsável pelos mesmos. E isto nao é para ser pro-forma. É para ser avaliado e consentido ou não. Se o evento não serve a dignidade do espaço, não se autoriza. Claro q a maior parte das vezes assina-se de cruz ou faz-se o jeito aos amigos. Foi o q aconteceu. E, como sempre q a verdade nao agrada, Costa e os seus ministros fogem com o rabo à seringa e chutam a responsabilidade pra outros em vez de chamarem os boyzinhos à pedra. Tal é o regabofe q vai no ministério da cultura q, pelos vistos, o ministro nem sabia q a autorização teve de ser dada por um qualquer seu subalterno e falou de cor. O ministrio da economia, idem. Garantiu q foi a 1ª vez q se realizou lá um jantar e não é verdade. Anda tudo aos papéis, é uma desorganizaçao completa, ninguém assume responsabilidades. Já enjoa tanta negligência, incúria e irresponsabilidade: foi em Tancos. foi nos fogos de Junho e de Outubro, é na legionella.Triste fado.
  • este animal
    12 nov, 2017 lx 15:30
    o que fazia melhor era estar calado! Uma aberração de personagem, que chegou a secretario de Estado, só num governo de diabretes conduzido pelo maior dos diabos ainda à solta!
  • Pedro Silva
    12 nov, 2017 Braga 11:01
    Jorge Barreto Xavier, parabens por vir a publico assumir a responsabilidade por esta palhacada, era para ganhar mais uns trocos, nao era? Foi assinado por si e por mais ninguem, o principal responsavel è voce. O governo nao vai fiscalizar individualmente os milhares de edificios publicos, por isso hà pessoas responsaveis nos locais e aplicam as leis.
  • JODI
    12 nov, 2017 10:28
    Vir agora tal "virgem ofendida" só ofende a inteligência dos portugueses. Se não se podia/devia/tinha poderes para evitar, o que levou o secretário de estado a publicar um despacho com uma tabela um preço para o aluguer para jantares no Panteão? Vamos ser honestos e os jornalistas aqui também têm um papel total de esclarecimento e não se deixarem "enrolar" pelas virgens ofendidas (de todos os lados), reproduzindo e... esquecendo-se que o seu papel é INVESTIGAR e INFORMAR.
  • Luis
    12 nov, 2017 Ponta Delgada 10:27
    Baboso... tem cara de tatão no aspecto e nas acções. Só um tolinho insensato podia promover um decreto que autorizasse eventos sociais num monumento como o panteão nacional e agora vir defender-se com a cláusula de salvaguarda...
  • Jose Magalhaes
    12 nov, 2017 Lisboa 09:03
    Então foi o Senhor que promulgou a lei,...hummmm ! Não é preciso dizer mais nada, já percebemos tudo.
  • maria
    12 nov, 2017 lx 06:25
    Ai, primeiro faz a Lei, depois diz que a culpa é dos outros. É de quem é sério!

Destaques V+