Tempo
|
A+ / A-

Semana dos Seminários

Comissão episcopal pede a católicos que valorizem os seminários

10 nov, 2017 - 17:15 • Ângela Roque

Mensagem da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios para a Semana dos Seminário diz que estes são “sinal de esperança para a Igreja e para o mundo”.

A+ / A-

A Igreja Católica celebra a Semana dos Seminários de 12 a 19 de Novembro, este ano com o lema “Fazei o que Ele vos disser”, inspirado na passagem do Evangelho das bodas de Caná.

Na mensagem divulgada para esta iniciativa, o presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios diz que esta é uma ocasião “privilegiada” para valorizar o papel formativo destas instituições, e considera que “no nosso tempo os seminários representam um sinal da esperança para a Igreja e para o mundo, porque aqueles que neles se formam, serão expressão da presença de Jesus Cristo”.

D. António Augusto de Azevedo desafia, mesmo, os católicos a terem maior consciência da importância do seminário “como lugar indispensável para a formação dos futuros pastores da Igreja”, e sugere que se reflicta sobre a natureza da formação que é dada nos primeiros anos, e sobre a aposta numa pastoral vocacional que consiga despertar novas vocações.

“O Seminário é tempo de estar com Jesus e de aprender com Ele a viver no meio das realidades do mundo. É tempo para exercitar a escuta e aprofundar o discernimento acerca da vontade de Deus. É tempo de cultivar um coração dócil, livre e generoso para o serviço de Deus e dos irmãos. É tempo para descobrir o estilo mariano da evangelização que valoriza a proximidade, a ternura e o afecto”, lê-se ainda na mensagem. O bispo auxiliar do Porto deixa, ainda, um apelo para que os seminários “sejam comunidades onde se formam verdadeiros discípulos missionários”, que contribuam para que a Igreja se torne “uma casa para muitos, uma mãe para todos os povos, e torne possível o nascimento de um mundo novo”, refere, citando a Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium”, do Papa Francisco.

Falta “cultura vocacional nas famílias”

Este ano os materiais que servem de suporte para a Semana dos Seminários a nível nacional foram desenvolvidos, pela primeira vez, pelo Seminário Episcopal de Angra, nos Açores. Na mensagem que também divulgou para esta Semana, o bispo D. João Lavrador afirma que “somos hoje interpelados a criar uma cultura vocacional nas famílias e nas paróquias”, e que este é um tempo de “forte interpelação a toda a diocese” para que sinta a comunidade educativa do Seminário como “algo de seu, e a coloque como prioridade na sua oração, no seu estímulo, na sua generosidade, no seu reconhecimento e no seu contributo material”.

Durante esta Semana o seminário de Angra – que neste ano lectivo está a dar particular atenção ao tema do “discernimento vocacional” – vai dar-se a conhecer, enviando “vários seminaristas para o terreno concreto da evangelização”.

Semana assinalada com Vigília Jovem, em Almada

Na diocese de Setúbal a Semana dos Seminários vai ser assinalada com uma Vigília Jovem. Está marcada para as 21h30 do próximo dia 17, no Seminário de Almada. Intitulada “Vocare – Conhecer, Amar, Rezar”, a iniciativa da Pastoral da Juventude integra-se também na celebração dos 25 anos daquele seminário diocesano.

Uma nota enviada à agência Ecclesia esclarece que o convite para este “momento de oração, testemunhos e convívio” é feito particularmente aos jovens da diocese, mas o “seminário está de portas abertas para acolher todos quantos quiserem ali rezar naquela noite”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Sacerdotes: Acordai!
    13 nov, 2017 salvaialmas.com.br 10:16
    Desde menino te escolhi, para em ti fazer minha morada! E não só para seres minha morada, mas para que teu coração ficasse ao serviço do meu Reino! Para seres Operário da Messe! Eu confiei em ti! A tua vocação se manifestou então, muito cedo, e planeavas a tua vida em busca da missão. Ainda criança já sabias o que querias: já tinhas a tua vocação! Tua ,mãe ficou feliz: afinal era mulher de oração, de fé, e colocara-se à disposição de Deus, e ainda mais, consagrara-te de maneira especial e te colocara à disposição de Seus desígnios! Quando comunicaste a tua decisão, chorou de emoção: um filho seu, havia sido chamado ao sacerdócio! E os vizinhos alegraram-se. Com amor preparou teu enxoval! Emocionada despediu-se de ti: chorava... Mas só por dentro! No Seminário, saías-te bem: afinal, eras um escolhido de Deus, e o Espírito Santo te o dava a saber. Mas, começaste a perceber certa diferença na tua aprendizagem: a fé e a doutrina que aprenderas com tua mãe, não se enquadravam com o que aqui aprendias...Aqui, a fé se distanciava, a doutrina se confundia... Nas férias, a mãe percebeu: Como pode ter mudado tanto? Será que o que lhe ensinei estava errado? Não terá Deus tanto poder como eu pensava? Colocavas tuas ideias e estas feriam o coração da mãe! Ordenaste-te, tua ordenação quase ficou ausente de Deus. Ordenaste-te não para o serviço de Deus, mas para o serviço dos bens. Sem capacidade para dirigir almas! A filosofia e a teologia deixaram-te órfão. Perdeste Deus.

Destaques V+