Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Incêndios

Governo reforça verbas a agricultores e envia toneladas de açúcar para abelhas

08 nov, 2017 - 10:24

São anúncios feitos pelo ministro da Agricultura na Manhã da Renascença, onde Capoulas Santos levantou o véu sobre a Estratégia Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar, apresentada esta quarta-feira.

A+ / A-

O Governo vai reforçar o apoio aos agricultores afectados pelos incêndios de Outubro.

Perante as queixas de morosidade e falta de recursos para atender as necessidades mais urgentes, o ministro da Agricultura anuncia mais apoio financeiro e a fundo perdido.

“Aos muito pequenos agricultores – aqueles que não estão sequer registados e que sofreram prejuízos mais pequenos, mas muito importantes para as suas vidas – vamos atribuir uma medida que vai indemnizar até 1.053 euros todas as despesas a 100%. É uma medida que será financiada pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social”, indicou Capoulas Santos na Renascença.

“Para os agricultores propriamente ditos, com actividade declarada, vamos adoptar um conjunto de medidas que é o seguinte: a partir dos 1.053 euros e até aos 5 mil euros, os prejuízos são pagos integralmente a 100%; os prejuízos até 50 mil euros, serão pagos a 85%; no último escalão, entre os 50 mil euros e os 400 mil euros, serão efectuadas indeminizações a 50%”, prosseguiu.

As candidaturas a estes fundos deverão ser abertas em breve. “Esta semana serão publicadas em Diário da República as respectivas portarias, abrir-se-á um período de candidaturas – de duas a três semanas para os pequenos prejuízos e de cerca de um mês para todos os outros – e logo que estejam formalizadas, serão apreciadas e mediatamente pagas”, garantiu o ministro.

100 toneladas de açúcar para alimentar abelhas

No que respeita à alimentação dos animais, Capoulas Santos anunciou também um reforço nas rações, nomeadamente para as abelhas.

“Hoje mesmo começam a ser distribuídos alimentos para um efectivo pecuário muito especial que são as abelhas. Vamos fornecer à Federação dos Apicultores e às suas 23 organizações, 100 toneladas de açúcar, uma vez que é através do açúcar que se faz o melaço, que é o alimento alternativo para as abelhas quando não existe flora”, explicou.

O ministro da Agricultura lembrou depois que já estão a ser distribuídas, “desde há várias semanas, cerca de cinco mil toneladas de rações”, na sequência de um acordo com a Indústria Portuguesa de Rações, “a que se juntam muitas toneladas de doações feitas pelo Movimento Associativo dos Agricultores e outros doadores”, pelo que, “até agora, está longe de estar esgotada esta disponibilidade”.

“Abrimos ainda uma linha de crédito até 5 milhões de euros para as explorações de maior dimensão poderem também financiar-se para alimentação animal, atribuindo-se o montante de 140 euros por bovino e cerca de 40 euros por ovino”, adiantou também.


Portugal viveu, em Outubro, a segunda tragédia no âmbito dos incêndios florestais no espaço de poucos meses , depois de um grande incêndio em Pedrógão Grande ter matado 64 pessoas.

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) indica que o fogo consumiu, só este ano, mais de 418 mil hectares, sendo que cerca de metade da área florestal ardeu na primeira quinzena de Outubro.

14 medidas para combater o desperdício alimentar

O Governo apresenta, ao meio-dia desta quarta-feira, a Estratégia Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar. São 14 medidas com o objectivo de chegar ao desperdício zero, resultantes do trabalho realizado por um grupo constituído por elementos de “nove áreas de governação, dos governos regionais da Madeira e dos Açores, a Federação de Bancos Alimentares e autarcas”.

O grupo de trabalho “produziu o documento de Estratégia e o plano de acção”, que vai “incidir em três patamares: prevenção, redução e monitorização”, anunciou o ministro da Agricultura.

Entre as medidas previstas estão a criação, nos supermercados, de zonas destinadas a produtos perto do fim do prazo de validade a preços mais baixos, a criação de uma plataforma que permita reunir quem tem para dar e quem precisa de receber e ainda campanhas de sensibilização, a começar pelas escolas.

Cada português desperdiça, em média, 96,9 quilos de alimentos por ano – o peso médio de um porco. Ao nível europeu, estamos a falar de 173 quilos.

O desperdício alimentar “é, de facto, um tema muito actual que nos deve fazer, não só reflectir, como agir”, afirma Capoulas Santos.

“Num mundo em que há cada vez mais bocas para alimentar, em que a humanidade cresce a um ritmo impressionante e em que haverá, em 2050, quase 10 mil milhões de habitantes, quer dizer que teremos de praticamente duplicar a produção de alimentos à escala mundial”, diz, acrescentando que “nalgumas áreas, a situação social e económica vai melhorando, o que induz a novos padrões de consumo de produtos que são, eles próprios, lesivos do ambiente, porque implicam desflorestações cada vez maiores para haver terrenos agrícolas capazes de satisfazer essas necessidades”.

A ONU pretende, por isso, reduzir, até 2030, até 50% do actual desperdício. “A União Europeia tem, no contexto da chamada nova política da Economia Circular, objectivos um pouco mais modestos”, revela o ministro.

“Quando falamos em desperdício alimentar, estamos a falar numa cadeia de valor que vai desde a produção ao consumidor final. Estima-se que, ao nível da agricultura, da pecuária, das actividades da pesca, se perca um terço dos alimentos, cerca de 32%; depois, na indústria, essa perda é à volta de 7,5%; na distribuição, portanto na cadeia de comércio, estima-se que se voltem a perder mais 30%; e no consumidor final cerca de 30%”, indica.

“Uma boa parte do problema esta na nossa despensa e na nossa cozinha”, resume Capoulas Santos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • David
    13 nov, 2017 lisboa 20:34
    Se eu comer um frango e tu nenhum, em média comemos meio frango cada um...
  • José Saraiva
    08 nov, 2017 Viseu 15:46
    ...e envia toneladas de AÇÚCAR para ADOÇAR A BOCA....
  • juzze do vale
    08 nov, 2017 Porto 12:28
    A minha ultima esperança para fazer a marmelada.....preciso de 2 kg.....! Capoulas amigo...o zé está contigo! Bota açúcar...

Destaques V+