Tempo
|
A+ / A-

Em vésperas de visitar o continente, Papa pede orações pela Ásia

03 nov, 2017 - 15:06 • Diálogo inter-religioso é tema forte de viagem do Papa à Birmânia e ao Bangladesh , Papa sai em defesa dos rohingya, da Birmânia

Francisco visita a Birmânia, conhecida também como Myanmar, a partir do dia 27 de Novembro. No dia 30 de Novembro parte para o Bangladesh, onde estará até ao dia 2 de Dezembro.

A+ / A-

O Papa Francisco dedica o mês de Novembro à oração pela Ásia, em vésperas de uma visita ao Bangladesh e à Birmânia.

Todos os meses o Apostolado da Oração lança um vídeo do Papa em que ele diz qual é a intenção de oração para esse mês. No vídeo de Novembro, divulgado esta sexta-feira, Francisco pede especialmente pelos cristãos da Ásia, pedindo que se comprometam no diálogo com as outras religiões.

“O que mais me impressiona na Ásia é a variedade de seus povos, herdeiros de antigas culturas, religiões e tradições”, diz Francisco.

“Neste continente onde a Igreja é uma minoria, o desafio é apaixonante”, continua, elencando o diálogo entre religiões e culturas como parte essencial da missão da Igreja na Ásia.

Enquanto o Papa fala, vão passando imagens de pessoas de diferentes povos asiáticos e no final do vídeo os que aparecem, das mais variadas proveniências, usam cruzes ao pescoço.

Francisco visita a Birmânia, conhecida também como Myanmar, a partir do dia 27 de Novembro. No dia 30 de Novembro parte para o Bangladesh, onde estará até ao dia 2 de Dezembro.

A Birmânia, que tem uma pequena minoria cristã, tem sido palco de violentos confrontos entre a maioria budista e uma minoria muçulmana, com indícios de limpeza étnica dos minoritários rohingya por parte do exército.

Já o Bangladesh, que também tem uma minoria cristã, é um país de maioria islâmico, para onde têm escapado centenas de milhares de rohingya e onde tem aumentado, nos últimos anos a militância extremista e a perseguição quer de membros de minorias religiosas, incluindo cristãos e hindus, quer de pessoas sem fé, como tem sido o caso de vários bloggers ateus assassinados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+