Tempo
|
A+ / A-

OE 2018

CDS quer impostos amigos para quem vive no interior

02 nov, 2017 - 13:06

O CDS-PP estuda a criação de um estatuto fiscal para o interior, ao nível do IRS e IRC. "Queremos ir tão longe quanto a Constituição nos permita", diz Cecília Meireles.

A+ / A-

O CDS-PP está a estudar a criação de um estatuto fiscal para o interior, ao nível do IRS e IRC, a apresentar no âmbito da discussão do Orçamento do Estado para 2018, anunciou esta quinta-feira a vice-presidente do partido.

"É uma questão que sabemos muito complexa, mas queremos ir tão longe quanto a Constituição nos permita", defendeu Cecília Meireles aos jornalistas numa conferência de imprensa no parlamento.

O estatuto deve incluir IRS e IRC, respeitando não só os limites constitucionais balizados pelo princípio da igualdade e da capacidade contributiva, mas também atendendo a incentivos que foram tentados no passado e não funcionaram, sustentou a dirigente e deputada centrista.

A proibição de cativações aos fundos relacionados com a formação profissional, designadamente nos centros protocolados com o Instituto de Formação Profissional, foi outra das propostas anunciadas pelo CDS-PP.

Os centristas querem ainda manter o regime simplificado de IRS, cujas alterações contidas na proposta orçamental do Governo consideram um "ataque frontal" aos profissionais por conta própria e que afecta 85% dos agricultores, de acordo com estimativas do partido e da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP).

O CDS apresentará, assim, uma proposta de eliminação desta medida, considerando que o regime em vigor atualmente é adequado e faz sentido para todos os profissionais que nele se enquadram, sem qualquer teto.

"A partir dos 200 mil euros anuais não se pode estar no regime simplificado", sublinhou Cecília Meireles, considerando que esse limite atual é adequado.

O CDS apresentará mais propostas de alteração ao Orçamento do Estado. As três anunciadas esta quinta-feira resultaram das reuniões que os centristas mantiveram com os parceiros sociais nas últimas semanas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • A Cristas
    06 nov, 2017 Lx 16:13
    Adquiriu alguma propriedade no interior?...
  • O PSD
    06 nov, 2017 Lx 09:54
    Também subscreveu (negociou e assinou), o memorando da troika! Já não se lembram do regozijo do Catroga e das fotos do seu telemóvel? Há por aqui gente muito esquecida!...
  • Antonio
    04 nov, 2017 Mirandela 15:43
    Boa tarde a todos Em primeiro louvar uma medida muito importante para desenvolver o interior. Só a nível de benefícios fiscais poderemos trazer pessoas do litoral para o interior. Em Segundo lugar lamentar, os tristes comentários que se assistem de pessoas "anti-interior". Não é por um pessoa no passado não ter imposto uma medida, que era proibida pela Troika, (Troika essa que trouxe o Sr Socrates e Costa e outros do PS) que agora não se possa propor um medida destas.
  • pois! pois!
    03 nov, 2017 lx 12:04
    É bom que vão até onde a Constituição permita!... Já aprenderam que não devem atacar a Constituição nem os juízes do Tribunal Constitucional como fizeram quando foram governo?...Até as linhas vermelhas "irrevogavelmente", passaram!...Não se recordam? São uns pandegos e querem fazer-nos de estúpidos com memória curta, estes CDS e esta dona Cecília!
  • fanã
    02 nov, 2017 aveiro 17:50
    Quando foram "Desgoverno" , não aplicaram estas medidas populistas porquê ????
  • Jorge Pinto
    02 nov, 2017 Mirandela 16:06
    E porque não nos hão-de pagar? Nem imaginam os custos da interioridade, transportes, acessos à saúde e cuidados de saúde como se conhecem, despesas com o aquecimento, a cultura fica no litoral, a coesão territorial deveria começar por aí. Isto de manter territórios ativos e com vida não é pêra doce. Ainda este ano tivemos o flagelo dos incêndios, porque será que ninguém quer viver no interior?Já vivi no litoral e conheço bem as diferenças, os políticos e demais sociedade deveriam pagar e bem para manter o interior vivo. Acreditem, qualquer dia isto é terra de ninguém.
  • Carlos Gonçalves
    02 nov, 2017 Seixal 16:00
    Estes fulanos são do mais hipócrita que existe... Quem não os conhecer que os compre!!
  • Antonio
    02 nov, 2017 Vale de Cambra 15:24
    Suprimir todos os impostos aos que andaram a roubar os Portugueses ,durante 4 anos seguidos e só não continuaram porque a BENVINDA GERINGONçA não faz parte dessa quadrilha. VOTA EM MIM.
  • passado adiado
    02 nov, 2017 lisboa 15:10
    a arte de fazer politica na Tugolandia tem um objectivo principal: derreter dinheiro - no sistema depressa-muito-e para poucos. tudo o resto é conversa muito repetitiva.
  • lopes
    02 nov, 2017 azinheira -rio maior 15:04
    boa agora são os salvadores da pátria ,aonde andou senhora cristas mais cds claro comandante dos sumarinos sr paulo portas parece sempre andarão fazer opsição ate esquecerem forao 4 anos e meio parte e ministros do des,governo tenhão vergonha

Destaques V+