Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nova oportunidade para precários. Segunda fase para regularização arranca segunda-feira

02 nov, 2017 - 08:06

Destina-se aos trabalhadores que não concorreram ao programa inicial. O novo período de candidaturas vai estar aberto entre 6 e 17 de Novembro.

A+ / A-

O Governo decidiu abrir uma nova fase do Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública (PREVPAP).

"Tendo em conta informações de várias entidades segundo as quais alguns trabalhadores que estavam em condições de poder apresentar requerimentos para regularização da sua situação laboral, no período que decorreu em Maio e Junho últimos, mas que por razões diversas não o fizeram, o Governo decidiu abrir um novo período de apresentação de requerimentos ao PREVPAP – Programa de Regularização Extraordinária de Vínculos Precários na Administração Pública", lê-se no comunicado enviado às redacções pelo Ministério das Finanças.

O novo período de candidaturas vai estar aberto entre 6 e 17 de Novembro. Depois, os dirigentes de cada serviço ainda terão 10 dias úteis para apresentar as suas situações.

O primeiro período de candidaturas decorreu entre 4 de Maio e 30 de Junho e reuniu cerca de 30 mil requerimentos, num universo estimado de mais de 100 mil pessoas com vínculos temporários.

Na edição desta quinta-feira, o "Jornal de Negócios" garante que o processo de análise das primeiras 30 mil candidaturas regista vários atrasos. As comissões bipartidas, responsáveis por esta fase de análise, podem vir a ser reforçadas. Uma das que regista maiores atrasos é a comissão de Ciência e Tecnologia. Segundo Tiago Dias, membro da FENPROF, em mais de cinco mil processos apenas foram analisados 170.

De acordo com o prazo inicialmente estabelecido pelo Governo, o processo de integração dos precários deve estar terminado no decorrer de 2018.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Zé Pagante
    02 nov, 2017 Lisboa 10:21
    Isto até parece uma brincadeira mas de muito mau gosto, que daqui a uns anos irá de novo fazer com que venham roubar os reformados, aumentar os impostos e retirar ordenados aos outros FP. É preciso que nos digam onde estão estes "precários" e o que estão a fazer, se ´são só boys
  • Manuel - Figueiredo
    02 nov, 2017 Póvoa de Varzim 09:30
    A notícia é sobre os precários do Estado, que se espera resolva o problema. Não vejo ninguém falar dos precários das empresas privadas, que exercem práticas contrárias aos mais elementares princípios do trabalho; o Estado tem o dever de fazer cumprir leis que são clara e constantemente violadas. Esses milhares de precários (também) são pessoas - e portugueses!
  • TUGA
    02 nov, 2017 Lisboa 08:57
    Mais um rebocado do desgoverno ao PCP e ao BE que vamos pagar com os nossos impostos, a despesa do estado aumenta a divida aumenta, não vi um estudo até hoje, onde se podem modernizar serviços e reduzir a despesa com pessoal, ainda não vi um estudo que diga onde há gente a mais e onde há gente a menos, O SIMPLEX é isto?? meter pessoal e aumentar ainda mais a despesa para depois pagarmos com os nossos impostos???

Destaques V+