Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Não se esqueça da vacina contra a gripe

01 nov, 2017 - 18:43

O alerta surge numa altura em que se regista uma menor procura da vacina da gripe nas farmácias, muito por causa das altas temperaturas das ultimas semanas, que levaram as pessoas a "esquecer" a vacinação.

A+ / A-

Quem não foi à farmácia e tem recomendação para ser vacinado contra a gripe deve começar a fazê-lo, apelam as autoridades de saúde.

O alerta surge numa altura em que se regista uma menor procura da vacina da gripe nas farmácias, muito por causa das altas temperaturas das ultimas semanas, que levaram as pessoas a "esquecer" a vacinação.

A procura pela vacina nas farmácias está muito aquém de anos anteriores, devido a um Verão que entrou Outono dentro e que levou muitos a descurar a necessidade e importância da vacina da gripe.

O secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, que esta quarta-feira foi vacinado na Unidade de Saúde Familiar de Moscavide, aconselha que até ao final do ano se tome a vacina da gripe.

“O facto de estarmos com um Verão tão longo faz com que as pessoas lá em casa não pensem na gripe como um problema. Começam a pensar na gripe como um problema quando o frio aparece e a chuva cai. Pensamos que até ao fim do ano, que é o período ideal para a vacinação, as coisas se componham.”

Para já, cerca de meio milhão de pessoas já tomou a vacina, indica a nova directora-geral de Saúde, Graça Freitas.

“Comparando com períodos homólogos, no Serviço Nacional de Saúde aumentámos e administrámos mais de 50 mil doses”, acrescenta.

Para sensibilizar ainda mais para a toma da vacina, as autoridades de saúde optaram este ano por sensibilizar os profissionais de saúde a recomendar a vacinação.

“Temos intensificado imenso as campanhas este ano, mas temos apostado muito em trabalhar com as Administrações Regionais de Saúde, porque os médicos são os principais influenciadores do movimento de vacinação”, afirma Graça Freitas.

A atividade gripal está prestes a chegar e para que a vacina tenha efeito, é preciso tomá-la o quanto antes, alertam as autoridades de saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rui
    30 nov, 2017 Setúbal 11:21
    O desespero das farmacêuticas para despacharem a banha da cobra.

Destaques V+