Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Madrid destitui Governo da Catalunha e marca eleições

27 out, 2017 - 19:25

Presidente do governo espanhol convoca eleições antecipadas para 21 de Dezembro. Rajoy anuncia várias medidas para responder à declaração de independência da Catalunha.

A+ / A-

O presidente do Governo espanhol anunciou a destituição do executivo da Catalunha. A decisão do Governo de Mariano Rajoy surge na sequência da aplicação do artigo 155.º da Constituição, que suspendeu a autonomia naquela região.

"Não se trata de suspender a autonomia, mas de devolvê-la à lei e à concórdia", disse o primeiro-ministro de Espanha numa declaração no final do Conselho de Ministros Extraordinário para analisar a declaração unilateral de independência da Catalunha e a aprovação do uso do artigo 155.º pelo Senado.

Mariano Rajoy diz que marcou eleições regionais "livres, limpas e legais" para 21 de Dezembro "para devolver a voz aos catalães”. “São as urnas, as de verdade, as que têm lei, controlos e garantias que podem gerar as bases da convivência”, acrescenta.

Rajoy acrescenta que “hoje também é um dia de tranquilidade e de esperança para todos os espanhóis porque o Estado de Direito tem os instrumentos para defender a legalidade”.

Catalunha ferve. Da independência à destituição em cinco horas
Catalunha ferve. Da independência à destituição em cinco horas

O primeiro-ministro aproveitou para agradecer o Pedro Sánchez e Albert Rivera, líderes do PSOE e do Ciudadanos, pelo apoio às medidas tomadas por Madrid.

Algumas medidas anunciadas por Rajoy

  • Destituição do presidente da Generalitat Carles Puidgemont;
  • Destituição do vice-presidente e de todo o governo da Generalitat;
  • Destituição do director-geral dos Mossos d’Esquadra;
  • Extinção do Conselho de Transição Nacional;
  • Extinção do Conselho de Diplomacia Pública da Catalunha;
  • Destituição dos delegados do governo catalão em Bruxelas e Madrid;
  • Convocação de eleições autonómicas para o dia 21 de Dezembro;
O momento em que a Catalunha declarou a independência
O momento em que a Catalunha declarou a independência
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro Silva
    28 out, 2017 Lisboa 16:46
    Alguém se recorda do dia 1 de Dezembro de 1640? Os espanhóis não reconheceram o nosso direito de nos afirmarmos independentes. Foram precisas várias escaramuças e batalhas, como Montijo e Montes Claros para que Espanha nos reconhecesse como nação. O que é Espanha? Uma imposição do governo castelhano de Madrid. O que é a justiça espanhola? Um resíduo da Inquisição Espanhola.
  • António Valente
    28 out, 2017 Sintra 13:08
    Estes catalães quando começarem a ver as empresas e as instituições bancárias a darem o SALTO de lã para fora começam logo a virar o BICO AO PREGO
  • José Manuel Andrade
    28 out, 2017 Seixal 11:31
    Existe na Europa, um caso semelhante ao da Catalunha, refiro-me ao Kosovo. Desde 2008, quando declarou a sua independência de forma unilateral da Sérvia, é reconhecido como um país independente por 111 Países membros da ONU (incluindo Estados Unidos, França, Portugal, Reino Unido, Alemanha). O território kosovar fez parte dos impérios Romano, Bizantino, Búlgaro, Sérvio e Otomano e, no século XX, passou às mãos do Reino da Sérvia, do Império Italiano e da Jugoslávia. Após o falhanço das negociações internacionais para atingir um consenso sobre o estado constitucional aceitável, o governo provisório do Kosovo declarou-se unilateralmente um país independente da Sérvia em 17 de Fevereiro de 2008, sob o nome República do Kosovo, sendo reconhecido no dia seguinte pelos Estados Unidos e alguns países europeus, tais como a França, Portugal, Reino Unido e a Alemanha. É deveras lamentável, a postura dos Países acima referidos. Que no caso do Kosovo, logo no dia seguinte à declaração unilateral de independência teve o reconhecimento dos mesmos. Os tais que agora, se manifestam contra a independência da Catalunha. A ONU e a UE, usam dois pesos e duas medidas. A Espanha sempre gostou de anexar. O caso de Olivença. Há 200 anos anexada. São apenas 430,1 km². Mas pertencem a Portugal. Em 1817 a Espanha reconheceu a Soberania Portuguesa subscrevendo o Congresso de Viena de 1815, comprometendo-se à entrega do território o mais prontamente possível. Até aos dias de hoje, nada aconteceu.
  • Silva
    28 out, 2017 Rio de Janeiro 11:16
    Não entendo porque nenhum político ou partido em Portugal têm em pauta a questão de Olivença. É preciso lembrar, questionar, investigar ,manter sempre nos media, nunca esquecer ou ocultar. Temo que mtos jovens e crianças em Portugal não saibam o que aconteceu alí. Não basta devolver Olivença, há verdade a ser reposta e justiça a ser reparada.
  • Jose Magalhaes
    28 out, 2017 lISBOA 10:35
    Pelo video parece-me que uma substancial parte dos lugares da assembleia estão livres. Qual a percentagem de deputados votantes? Porque a imprensa evitou a noticia?
  • Varel
    28 out, 2017 Lisboa 10:18
    Dá para entender que por trás disto tudo está um regime eleito á força como maduro na Venezuela.Dá impressao que o estado islâmico está por trás disto tudo.Um lugar primordial como a Catalunha é um ponto estratégico para operações terroristas contra a Europa banhada pelo mar mediterrâneo onde ninguém controla o que quer que seja.
  • Sempre atento
    28 out, 2017 Trancoso 10:00
    Por este andar um dia destes temos a Amadora, Vila Franca de Xira, Trancoso etc...etc....a pedirem a independência......ele há cada um!!!!!!
  • Cecília Santos
    28 out, 2017 Lisboa 09:54
    Catalunha é só o princípio. Mas agora me responda quem souber - Qual a posição da Europa ao desmembramento da Jugoslávia? ao terror instalado no Iraque, na Líbia, ao desmembramento da URSS, aí já era bom???? A independência da Catalunha pode não se concretizar, pois certamente a Europa vai intervir militarmente contra o povo da Catalunha e esta não terá hipótese de defesa, pois como já se viu, pelo que se passou no Iraque , atacam um povo com o falso argumento de armas químicas. Por falar em constituição, como agora, o nosso governo apresentou como posição para ficar ao lado de Madrid, eu pergunto: Então o NOSSO querido 25 de abril de 1974, não foi contra a constituição fascista que vigorava na altura????? Viva o 25 de abril, vivam as ideias de liberdade que o 25 de abril trouxe e espero que as mesmas continuem a evoluir, ou seja que o povo tome cada vez mais consciência que tem direito a ser feliz.
  • Miguel
    28 out, 2017 Braga 09:03
    Está tudo contra Madrid? Espanha é Madrid? Não.! O povo de toda a Espanha quer manter a Catalunha como parte do seu território e essa é a vontade dos espanhóis e isso é que conta.!!
  • MF
    28 out, 2017 coimbra 08:50
    Eu também queria ser INDEPENDENTE da escumalha XUXA e COMUNA que nos governa

Destaques V+