Tempo
|
A+ / A-

Incêndios. Pampilhosa da Serra precisa de topógrafos, projectistas e máquinas

27 out, 2017 - 09:46

Na Câmara de Pampilhosa da Serra, há apenas dois topógrafos, um arquitecto e "três ou quatro engenheiros", diz o presidente.

A+ / A-

A Câmara da Pampilhosa da Serra precisa de topógrafos e projectistas para a reconstrução das casas afectadas pelo incêndio e de máquinas para avançar com a demolição de edifícios em risco de ruína, avançou esta sexta-feira o presidente do município, José Brito.

Este município do distrito de Coimbra contabiliza casas afectadas em 57 aldeias atingidas pelas chamas e os técnicos da Câmara "não têm mãos a medir" para tanta habitação a necessitar de intervenção, disse à agência Lusa José Brito, realçando que a Câmara apenas tem dois topógrafos, um arquitecto e "três ou quatro engenheiros".

"Se queremos celeridade na reconstrução, tem que haver arquitectura e especialidades. Já agilizámos o processo de licenciamento e isentámos de taxas, mas precisamos de técnicos", sublinhou o autarca.

Para José Brito, a solução poderia passar por se recorrer a técnicos especializados da administração pública que, apesar de terem o seu trabalho, poderiam ser deslocalizados para os concelhos que necessitam desse apoio, face à situação de urgência.

"O Estado poderia tomar essa iniciativa e alocar ao território esse pessoal. Não me importo de pagar as deslocações, o alojamento ou a alimentação", sublinhou o presidente da Câmara da Pampilhosa da Serra.

Para além de técnicos para a reconstrução, José Brito notou que também são necessárias máquinas - carros "não de grande dimensão" e retroescavadoras - para demolição e remoção das casas destruídas e em risco de ruírem.

"São situações que temos que resolver rapidamente e avançar com demolições rápidas das casas que ameaçam ruir", vincou, explicando que a autarquia já criou um estaleiro em cada aldeia para depositar os escombros, cujo transporte depois é assegurado pelo município.

José Brito chamou ainda a atenção para o facto de parte das segundas habitações que foram afectadas serem na verdade habitações permanentes, considerando que o Estado deve atender também a esses casos.

"Temos cerca de 30 mil descendentes da Pampilhosa da Serra em Lisboa. Quando chega a reforma, vêm para cá viver pelo menos dez meses do ano, mas não mudam o local de residência", aclarou.

Para além disso, será também necessário haver um incentivo às famílias que tinham casa de segunda habitação no concelho e que vinham ao fim de semana e durante o Verão.

"É preciso dar um sinal a esta gente. As pessoas que têm cá a segunda habitação são muito importantes, mexem com a economia toda da região",rematou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cortiças
    27 out, 2017 Tramagal 23:42
    A Engenharia do Exército tem tudo isso e mais... Engenheiros, topógrafos, pessoal militar preparado para construções, todo o tipo de maquinas e viaturas para o mesmo efeito... Quem não conhece, não tem noção... Por que não mandar avançar para o terreno?
  • Então?
    27 out, 2017 Pt 10:35
    Isso não se resolve com uns afetos?...A Cristas veste o fato branco agarra no teodolito e está resolvido! Quando a demagogia impera é assim! É pena que os media tão solicitos a entrarem no jogo da intriga não se esforcem da mesma forma para noticiarem com a mesma insistência a falta de meios e de técnicos para avançar com a reconstrução das zonas afetadas! Isso é que deveria ser a forma de ajudarem!
  • Sugestão
    27 out, 2017 Lx 10:26
    Escrevam ao Passos que ele resolverá! Envia uma carta a todos os que mandou sair da zona de conforto e que emigrassem! Será que algumas mentes brilhantes que agora sacodem a água do capote não têm a suficiente inteligência para perceberem que aquilo que fizeram são parte das consequências do que estamos a viver e a assistir? Destruir é facil e rapido, construir é que é dificil e moroso! Mas não sejamos piegas!...Havia Estado a mais e portanto era necessário aligeirar o Estado!...

Destaques V+