Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Prémio Sakharov 2017 para a oposição venezuelana

26 out, 2017 - 10:13

O galardão para a Liberdade de Pensamento é um dos instrumentos de promoção dos Direitos Humanos do Parlamento Europeu.

A+ / A-
Oposição venezuelana vence Prémio Sakharov 2017
Oposição venezuelana vence Prémio Sakharov 2017

O Parlamento Europeu decidiu atribuir este ano o Prémio Sakharov à Oposição Democrática Venezuelana, reconhecendo-lhe “liberdade de espírito”.

O grupo destaca-se pela luta, pela democracia e pelos direitos humanos na Venezuela, fazendo oposição ao Presidente Nicolas Maduro.

A oposição é representada pela Assembleia Nacional, pelo seu presidente Julio Borges, e por mais de 500 prisioneiros políticos, como Leopoldo Lopez, Antonio Ledezma, Daniel Ceballos, Yon Goicoechea, Lorent Saleh, Alfredo Ramos e Andrea Gonzalez.

A oposição democrática na Venezuela já tinha sido finalista ao Prémio Sakharov em 2015.

Os outros dois finalistas deste ano eram Aura Lolita Chavez Ixcaquic (defensora dos direitos humanos na Guatemala) e Dawit Isaak ( jornalista, escritor e dramaturgo, com nacionalidade sueca e eritreia).

O Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento, instituído em 1988, é um dos instrumentos de promoção dos Direitos Humanos do Parlamento Europeu. Este prémio é atribuído a pessoas ou a organizações que tenham dado uma contribuição excepcional para a luta em prol dos direitos humanos em todo o mundo, chamando a atenção para as violações dos direitos humanos e apoiando os laureados e a sua causa.

A cerimónia de entrega será realizada na sessão plenária de Dezembro.

No ano passado, o prémio foi atribuído às activistas yazidis Nadia Murad e Lamiya Aji Bashar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • licas
    27 out, 2017 lisboa 12:12
    Seu Lapa Depois dos Gulag que deixou milhões de mortos ainda vem-nos dizer que "não devia ser tão má assim" a URSS (infelizmente ainda mal apagada via Putin)
  • António Lapa
    26 out, 2017 AMADORA 11:32
    Estes prémios deviam ser atribuídos aos resistentes antifascistas no tempo das ditaduras na américa latina. A ditadura soviética não devia ser tão má pois deixou este físico de grande estatura científica mas reacionário, morrer de velho e bem acomodado.
  • Judite Gonçaves
    26 out, 2017 Barreiro 10:45
    Esperamos é que este prémio de frutos na Venezuela. E que a oposição continue a merecer o prémio que lhe é atribuído.

Destaques V+