Tempo
|
A+ / A-

Estado Islâmico usa imagem de Messi para ameaçar Mundial de futebol

25 out, 2017 - 15:21

Outras imagens utilizadas mostram homens com armas automáticas e explosivos perto dos estádios que servirão de palco aos jogos.

A+ / A-

O Estado Islâmico está a usar uma montagem com imagem de Lionel Messi para ameaçar o Campeonato Mundial de Futebol, que vai decorrer na Rússia em 2018.

A imagem partilhada nas redes sociais tem o carimbo da “Wafa”, usada pelo Estado Islâmico para divulgar este tipo de golpes mediáticos. Nela vê-se Lionel Messi atrás das grades, a chorar sangue, com uma legenda a dizer “apenas terrorismo” e outra que informa que “estão a combater um Estado que não tem o termo falhanço no dicionário”.

Esta é apenas uma de uma série de imagens que estão a ser divulgadas com o objectivo de prejudicar o mundial de 2018. Outras mostram homens com armas automáticas e explosivos perto dos estádios que servirão de palco aos jogos. Para além do interesse evidente dos jihadistas em criar distúrbios num evento desta dimensão, a Rússia tem sido um grande inimigo do grupo terrorista e do islão radical em geral, sobretudo através do apoio que tem dado ao regime de Bashar al-Assad, que foi fundamental para a virar a maré da guerra civil e colocar os vários grupos de cunho islâmico radical em contrapé.

Embora a campanha não passe, por agora, disso mesmo, a Rússia sabe que o terrorismo é uma ameaça para o desenrolar do mundial. A Federação Russa tem uma população muçulmana significativa e em algumas regiões existe um grave problema com extremismo. Centenas de cidadãos russos, sobretudo oriundos da Chechénia, combateram ou ainda combatem nas fileiras do Estado Islâmico e o país já foi alvo de atentados no passado recente.

Portugal é um dos países apurados para a fase final do Mundial de 2018.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+