Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PSD acusa Costa de “incompetência, soberba e insensibilidade”

24 out, 2017 - 16:52

Hugo Soares responsabilizou Costa pelos incêndios que mataram mais de 100 pessoas este Verão e acusou o primeiro-ministro de não ter a confiança do parlamento.

A+ / A-

O líder parlamentar do PSD, Hugo Soares, acusou esta terça-feira o primeiro-ministro de “incompetência, soberba e insensibilidade” na resposta aos incêndios dos últimos meses que causaram mais de cem mortos e de falhar “nas horas difíceis”.

“O país sabe hoje que tem um primeiro-ministro excelente a dar boas notícias, mas nas horas difíceis, nas horas em que precisa de um chefe de Governo, o senhor está ausente, o senhor falha”, acusou Hugo Soares, no início do debate da moção de censura proposta pelo CDS-PP.

Na primeira ronda de perguntas à líder do CDS-PP, Assunção Cristas, o líder parlamentar do PSD optou por se dirigir quase exclusivamente ao primeiro-ministro, António Costa, considerando que o debate de hoje “tem um passado, tem um presente e tem um futuro”.

“O passado é tudo o que aconteceu no país em que o Governo falhou, o Estado falhou e o primeiro-ministro falhou”, criticou.

Hugo Soares responsabilizou directamente António Costa pelas falhas, dizendo que “foi a sua incompetência, a sua insensibilidade e a sua soberba” que fez com que não tivesse sido prolongada a fase mais crítica dos incêndios ou tivesse substituído vários comandantes na protecção civil “por amigos” pouco antes da época de incêndios.

“Foi a sua incompetência, a sua insensibilidade, a sua soberba que o fez manter uma ministra que implorava para sair porque não tinha condições políticas e pessoais”, acusou ainda Hugo Soares.

Sobre o presente, Hugo Soares lamentou que António Costa não tenha aceite o repto lançado pelo PSD no debate quinzenal de quarta-feira e trazido ao parlamento uma moção de confiança, desafio rejeitado por António Costa, que na altura disse que o chumbo da moção de censura seria uma demonstração do reforço do Governo.

“Respondeu por si o líder parlamentar do PCP [João Oliveira], que disse que o chumbo desta moção de censura não era um reforço do seu governo”, criticou Hugo Soares.

Para o líder parlamentar do PSD o primeiro-ministro não trouxe a moção de confiança porque sabia que “PCP, BE e Verdes não a aprovariam”.

“O senhor não tem a confiança deste parlamento”, defendeu.

A respeito do futuro, Hugo Soares reiterou que o PSD está disponível para analisar as medidas aprovadas no Conselho de Ministros de sábado e “apoiar aquilo que for de apoiar”.

“Não é por falta de apoio desta bancada que o país não vai fazer aquilo que precisa”, disse, lamentando, contudo, que o Governo tenha perdido quatro meses ao não aprovar uma proposta do PSD que já previa um mecanismo extrajudicial para indemnizar as vítimas.

Hugo Soares salientou que o PSD defende ainda outras medidas, como uma Unidade Técnica Militar, ou a escolha dos dirigentes da Protecção Civil por concurso.

Do “habilidoso” ao “concurso de emoções”. O chumbo da moção teve várias censuras
Do “habilidoso” ao “concurso de emoções”. O chumbo da moção teve várias censuras
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Olha-se para a foto
    25 out, 2017 Lx 10:13
    E conclui-se onde está a soberba!... Ó Huguinho tira lá o tijolo debaixo dos pés!
  • O huguinho
    25 out, 2017 Lis 09:07
    Bem se esforça mas só duz boçalidades! Quer tanto pôr-se em bicos de pés que até se engana e troca tudo!...estes gajos atingem lugares de liderança à custa da xico espertice e das "licenciaturas" de 3 dias nas "universidades" de verão dos PSDs!
  • Sai palha
    24 out, 2017 Lisboa 18:35
    Tadinho do Huguinho. O rapazinho nasceu para tudo menos para aquilo. O rapazinho não sabe o que diz e muito menos aquilo que quer dizer. Se não fosse a intervenção da Cristas a direita ficava cada vez mais entalada com as intervenções do Huguinho. A Cristas pode não liderar a direita no País mas lidera a direita no "Paralamento". Tudo graças ao Huguinho.
  • Francisco António
    24 out, 2017 Lisboa 17:15
    Este parlamentar laranja saiu-me cá um actor ...da 2ª divisão. Pobre rapaz !!!

Destaques V+