23 out, 2017 - 16:40
A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) comunicou, esta segunda-feira, que os árbitros profissionais não estarão disponíveis para apitar os jogos da Taça da Liga agendados para Novembro e Dezembro.
Em nota de imprensa, a APAF revelou que, perante a "asfixia constante em torno do papel do árbitro", que tornou "quase irrespirável" o ar nos relvados em Portugal, considerou que "não existem condições para continuar a arbitrar".
"O clima no futebol português têm-se degradado cada vez mais nos últimos tempos", lê-se. "Semanalmente vemos dirigentes de clubes profissionais a socorrerem-se da mesma desculpa quando o resultado desportivo os compromete e precisam de encarar os seus adeptos."
São 16 os jogos sem árbitros
No total, são 16 os jogos afectados pela greve, entre eles seis jogos dos três "grandes", dois de cada.
A APAF avança que "todos os procedimentos regulamentares" para a ausência dos árbitros foram iniciados e que a Liga de clubes "já foi devidamente informada desta tomada de posição" dos árbitros de primeira categoria, reforçada após "reiterados avisos".
O organismo lamenta "que tenha sido necessário este extremar de posições" e espera que a medida tomada "seja capaz de conduzir os clubes profissionais a uma reflexão profunda onde o comportamento dos seus dirigentes seja um dos pontos centrais a reflectir e origine uma nova era no desporto nacional".
Esta tomada de posição, esclarece a APAF, "nada tem a ver com as questões remuneratórias" em discussão com a Liga de clubes.
Jogos afectados
Grupo A: Braga-Portimonense; V. Setúbal-Benfica; Benfica-Portimonense; V. Setúbal-Braga.
Grupo B: União da Madeira-Belenenses; Marítimo-União; Belenenses-Sporting; Belenenses-Marítimo; Sporting-União.
Grupo C: V Guimarães-Oliveirense; Moreirense-Feirense; Feirense-Oliveirense; Moreirense-V. Guimarães.
Grupo D: Paços de Ferreira-FC Porto; Rio Ave-Leixões; Porto-Rio Ave.