Tempo
|
A+ / A-

Declaração de Costa é insulto à inteligência e ao sofrimento dos portugueses, diz PSD

16 out, 2017 - 23:56

Hugo Soares diz que a responsabilidade pelas mortes nos incêndios deste fim-de-semana é do Governo.

A+ / A-

Veja também:


O PSD considerou que a declaração desta noite do primeiro-ministro sobre os incêndios "é um insulto à inteligência" e ao "sofrimento" dos portugueses e salientou que António Costa tem que assumir a "responsabilidade política" do que aconteceu.

Em Braga, o líder parlamentar dos sociais-democratas, Hugo Soares, reagiu às declarações do chefe do Governo ao início da noite acusando António Costa de ter perdido a "oportunidade de pedir desculpas" aos portugueses e salientou que muitos portugueses pagaram com as "próprias vidas" aquilo que considerou ser o "falhanço do Estado".

"A declaração de hoje do senhor primeiro-ministro é um insulto à inteligência mas sobretudo ao sofrimento de todos os portugueses. O senhor primeiro-ministro hoje perdeu uma oportunidade de assumir a responsabilidade politica e perdeu uma oportunidade de pedir desculpas (...) perdeu uma oportunidade de assumir a responsabilidade política que é sua enquanto chefe de Governo", afirmou Hugo Soares.

Para o PSD, explicou Hugo Soares, "a responsabilidade última, a responsabilidade politica, é do chefe de Governo, é do senhor primeiro-ministro" e "não tendo pedido desculpas aos portugueses é um primeiro-ministro sem desculpa".

Sem responder diretamente à questão se estava a pedir a demissão de António Costa, o líder parlamentar dos sociais-democratas voltou a referir que "o senhor primeiro-ministro é o responsável máximo pela condução das políticas públicas em Portugal" e que "sobretudo hoje é um primeiro-ministro sem desculpas".

Hugo Soares não se ficou por criticar as declarações de António Costa, estendendo as críticas a outros membros do Governo: "Só podemos reagir com muita indignação às declarações dos membros do Governo por estes dias. É um total desnorte, raia a indignidade é até quase jocoso a forma como se apresentam", referiu.


Soluções, reformas, penalizações e solidariedade. A declaração de Costa em quatro pontos
Soluções, reformas, penalizações e solidariedade. A declaração de Costa em quatro pontos

"Temos um primeiro-ministro a fazer declarações de madrugada que com um sorriso nos lábios dizia que era uma infantilidade falar da demissão da ministra da Administração Interna, tivemos uma ministra a dizer que se fosse para casa era para ir de férias, as férias que ainda não teve e tivemos um secretário de Estado a dizer que competia aos portugueses salvarem e combaterem os incêndios para substituírem os bombeiros, que o Estado não podia chegar a todo o lado", descreveu.

O dirigente social-democrata lembrou que "o incêndio de Pedrógão mostrou que falhou a prevenção e falhou o combate", referindo que "isso hoje está mais do que demonstrado, houve uma total descoordenação", havendo "até em algumas situações, uma verdadeira falta de comando nas operações no terreno".

O PSD acusou ainda o Governo de não ter tomado as precauções necessárias para evitar as consequências dos incêndios deste fim de semana: "Nós sabemos há mais de uma semana que estava previsto para este fim-de-semana temperaturas muito altas, o Governo foi avisado (...), o Governo não tomou nenhuma medida, desmontou as vigias, não tinha o dispositivo todo preparado e a verdade é que voltou a acontecer aquilo que não podia acontecer", apontou.

Soares questionou ainda "porque é que a floresta sendo a mesma nos últimos cinco anos, o calor e o vento sendo o mesmo, umas vezes mais outra menos, porque é que esta tragédia nunca aconteceu e aconteceu duas vezes num mesmo ano".

A resposta, segundo o PSD, já é conhecida.

"Esta resposta já foi dada por uma comissão de peritos que responsabiliza a Proteção Civil, a coordenação no terreno e evidentemente quem a tutela, a senhora ministra e o senhor primeiro-ministro", apontou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Helana Matos
    18 out, 2017 Coimbra 04:20
    E náo é q continua a haver gente que em vez de se preocupar com as mais de cem vítimas, q o foram graças à má avaliação, à incompetência e à negligência dos serviços sob tutela do MAI (q o mesmo é dizer do governo), anda mais aflita com a o prejuízo que isso possa causar à imagem do partido e do governo? Os fogos existiram e em apenas 2 dias (17 de Junho e 15 de Outubro) morreram mais de cem pessoas, quase uma centena ficou ferida, sem teto, sem trabalho, sem família, e o que preocupa muita da gentinha q aqui escreve é perorar sobre a sua origem. É sabido que as deflagrações podem ter muitas causas, desde a seca extrema, à negligência, à perturbação psíquica ou ao crime intencional. Mas é porque se reconhece que os incèndios podem existir qi existem serviços q todos pagamos para os combater. E pagamos para que sejam competentes, atempados e eficientes. E eles nao o foram, as suas chefias máximas e intermédias falharam de alto a baixo no socorro às populações e disso não se livram eles de ser acusados. Ainda q custe muito aos apaniguados e amiguinhos, e queiram passar uma esponja sobre esta incompetência, a morte destas pessoas nao será esquecida.
  • fanã
    17 out, 2017 aveiro 16:03
    Mas...........que acordo fez este Partido Sem Destino , com o Diabo ?????????? , tanto o evocou que ele manifestou-se !
  • aos oportunistas
    17 out, 2017 lis 12:39
    da circunstância, para tirarem dividendos políticos, deve-se dar o desprezo que merecem! Há figuras que são useiras e vezeiras nestes comportamentos!
  • Silva
    17 out, 2017 Coimbra 12:02
    Sim, é óbvio que os governantes e as autoridades cometeram e continuam a cometer falhas. Mas é preciso ter em conta que os cidadãos também não são inocentes: quantos chegaram ao verão e nem o perímetro das suas casas limparam ou trataram que fossem limpos? quantos trataram de se organizar em associações ou comissões a sério que tomassem um mínimo de mediadas de prevenção, combate, ou protecção das sua pessoa ou bens em caso de emergência? Não se organizaram? Mas, desses, quantos organizaram festas, churrascos, comes e bebes, lançamento de foguetes e fogo de artificio? Sim, por exemplo, no Sábado, em Coimbra, enquanto o país ardia, houve foguetes(morteiros) e fogo de artifício atirados à socapa ao longo da tarde. Não vi nenhuma autoridade a intervir. E esses políticos que até perdem a voz de tentam exigir a demissão dos ministros, o que é que fizeram? Alguns até já foram ministros do governo não é verdade? Então a floresta, a falta de meios e a desorganização que temos ficaram assim de repente? O que é que eles fizeram para evitar isto? Por exemplo, quando andaram na campanha eleitoral das autárquicas não viram o estado em que as florestas e zonas urbanas se encontravam em pleno verão? Se querem melhor exemplo vão ver a "selva" em que que encontra a beira rio do Mondego em Coimbra, em plena zona nobre da cidade, junto ao Choupal. Todas as caravanas políticas passaram lá e talvez por isso, nesse período, tenha lá andado uma máquina a limpar parte das bermas, para disfarçar.
  • Leão de Amsterdam
    17 out, 2017 Amsterdam 10:37
    É preciso descobrir quem está por detrás de grande parte destes incendios,é aí que a policia judiciaria se deve concentrar e atuar com urgência,e não aceitar que foi sempre alguem embriegado ou por descuido,de certeza que não é a mando do atual governo que se queima portugal Eu tenho que chamar ignorância itelectual engravatada a todos estes politicos de meia tijela que se tivessem calados ganhavam mais eu vejo os incendios como uma campanha anti -governo promovido por alguem no anonimato com interesses económicos ou vingânça e ódio
  • Que tristeza
    17 out, 2017 Lx 10:15
    De rapazola dirigente de uma associação de oportunistas, à espera da vinda do diabo!...
  • tavares
    17 out, 2017 faro 09:34
    Sai outro ultimato do Hugo. Haja paciencia Para este ppd. Vale tudo Para conseguir um soundbyte. Nao resistem ao cheiro a sangue. Mau, muito mau este ppd.
  • 17 out, 2017 aldeia 09:34
    Não sei quem é hugo soares,mas pelas suas declarações seria um excelente líder deste psdzinho cada vez mais raivoso contra tudo e contra todos.
  • vc
    17 out, 2017 vc 09:33
    Que cara de satisfação desta DIREITA. Nem as mortes e o DRAMA humano do após lhes tira a satisfação. Toda a gente sabe que são fogos postos e o que é IMPORTANTE, é saber quem ANDA a INCENDIAR e porquê!... .
  • A.M
    17 out, 2017 Lisboa 09:07
    Só 2 perguntas para reflexão; O que há de comum entre o verão quente de 75 e o verão quente de 2017? O verão não conta. Será que não estamos perante terrorismo com fins políticos?

Destaques V+