Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Autarca de Pedrógão Grande. Importa "deixar a caça às bruxas" e melhorar preparação no futuro

12 out, 2017 - 16:09

Valdemar Alves considera que os bombeiros "responderam da melhor maneira" e defende: "As características do incêndio é que foram bem diferentes."

A+ / A-

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, defendeu, esta quinta-feira, que o país se deve preparar melhor para responder aos incêndios no futuro, que terão características diferentes devido às alterações climáticas.

A propósito do relatório da comissão técnica independente sobre os incêndios de Junho, em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, divulgado hoje, Valdemar Alves afirmou que é preciso "deixar a caça às bruxas".

"Temos de nos preocupar em criar um novo tipo de prevenção e de combate a este tipo de incêndios, que têm características diferentes, caso contrário vai acontecer o que estamos a ver na Califórnia. Este tipo de fogos é resultado da acção humana, que levou às alterações climáticas", acrescentou o autarca, recentemente reeleito, agora como independente pela lista do PS.

O presidente da autarquia contesta uma das conclusões do relatório que aponta para a existência de falhas no comando do combate ao fogo e a ausência de medidas que "poderiam ter moderado" os seus efeitos.

Para Valdemar Alves, "desde a primeira hora que os comandos locais e depois o segundo CODIS [comandante distrital de operações de socorro de Leiria] responderam da melhor maneira".

"As características do incêndio é que foram bem diferentes", reforçou.

O autarca lembrou ainda que o incêndio começou numa aldeia e assumiu uma velocidade pouco comum.

"Todos fizeram o melhor que puderam. Todos os bombeiros, mesmo os mais jovens, são homens experientes habituados ao combate. Fala-se que não houve evacuação de aldeias, mas não morreu ninguém das pessoas que ficaram junto das suas casas a combater as chamas como podiam, com parcos meios. Esses foram os grandes heróis", sublinhou.

Valdemar Alves disse não ter dúvidas de que a tragédia se deveu "à força da natureza", pelo que é necessário "preparar o futuro com tranquilidade".

O presidente acrescentou que "as chamas foram embora, mas o inferno ficou".

"O que me preocupa agora é a chegada da chuva e o Inverno, que irá acentuar a depressão das pessoas", afirmou.

Aceitando que a causa do incêndio se deveu a uma descarga eléctrica, Valdemar Alves adiantou que não leu ainda o relatório e que o irá "analisar melhor".

A comissão técnica independente sobre os incêndios de Junho em Pedrógão Grandeconcluiu terem existido falhas no comando do combate ao fogo e faltaram medidas que "poderiam ter moderado" os seus efeitos.

"As medidas que deveriam ter sido tomadas, da responsabilidade do comando, e imediatamente a seguir ao início do incêndio, poderiam ter moderado os efeitos", afirmou o presidente da comissão, João Guerreiro, após ter entregado o relatório de 296 páginas ao presidente do parlamento, Ferro Rodrigues, e aos representantes dos grupos parlamentares, na Assembleia da República, em Lisboa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • CARDOSO
    13 out, 2017 SEIXAL 16:36
    OH SR. PRESIDENTE SE É UM BOM PORTUGUÊS CHAME OS BOYS PELO VERDADEIRO NOME. NÃO TENHA RECEIO.
  • Justo
    13 out, 2017 Leiria 13:03
    toda a protecção civil, presidente de camaras, presidentes de freguesias, que não actuam com a lei da obrigatoriedade de limpezas dos terrenos juntos as casa e ordenar que seja limpo a 100 m das auto-estradas, 50m das nacionais e 5 m das camarárias! TORNAM-SE COOPERANTES NAS MORTES E NOS FOGOS.
  • Ó nuno
    12 out, 2017 Lx 18:16
    Vai aprender antes de escrever e opinar! A que cota fica V. Nova de.Gaia?...
  • Victor
    12 out, 2017 Lx 17:56
    Qual caça às bruxas?! Ou este senhor também terá alguma quota nas responsabilidades políticas e criminais que têm que ser de imediato deduzidas?!
  • Nuno
    12 out, 2017 V.N:Gaia 16:40
    Pelo visto este Sr. quer que tudo fique na mesma.Se esta desgraça não trouxer consequências o futuro será pior.Será que este Sr. não terá a sua cota parte de responsabilidade?

Destaques V+