Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

IRS

OE 2018. Rendas de estudantes deslocados entram nas despesas de educação

11 out, 2017 - 18:49 • Paulo Ribeiro Pinto , Paula Caeiro Varela

Documento de trabalho a que a Renascença teve acesso prevê ainda a redução do IVA nos instrumentos musicais e a frota de 150 carros eléctricos para o Estado.

A+ / A-

As famílias poderão vir a deduzir até 200 euros por ano as rendas para estudantes deslocados, de acordo com o documento de trabalho para o Orçamento do Estado (OE) de 2018, a que a Renascença teve acesso. As deduções poderão ser feitas em sede de IRS, nas despesas de educação.

A medida aplica-se apenas a estudantes até aos 25 anos de idade e no recibo tem de estar explícito que se trata de arrendamento para estudantes.

O documento de trabalho tem ainda vários espaços por preencher. Por exemplo, ainda não estão definidos os novos escalões de IRS, que serão sete em vez dos actuais cinco. O Governo desdobra o segundo e terceiro escalões, aumentando a progressividade do imposto e aliviando os contribuintes que ganham menos.

Mas algumas novidades já constam do documento de trabalho, como a reivindicação antiga do sector da cultura e da música – que já no ano passado tinha estado em discussão – para que os instrumentos musicais beneficiem de uma taxa intermédia de IVA, pagando 13% em vez dos actuais 23%.

Entre as outras novidades inclui-se a vontade de o Governo de aumentar a quota de genéricos dos actuais 40% para 42% e de adquirir mais 150 veículos totalmente eléctricos na frota do Estado, enquanto aumenta a rede de postos de carregamento em 250.

Segundo este documento a que a Renascença teve acesso, mantém-se o congelamento das subvenções dos deputados por mais um ano e promete-se uma revisão das cativações, dinheiro que fica retido e que permite compor as contas do Estado, podendo na versão final do OE 2018 incluir medidas para maior transparência na utilização destas verbas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    11 out, 2017 évora 23:53
    Que disparate , entram ? Então arrendar casas ou alugar quartos ou seja o que for em cerca de 90 % anda tudo pago por baixo da mesa sem fatura/recibo , como entra ?

Destaques V+