Tempo
|
A+ / A-

Santana Lopes avança com candidatura à liderança do PSD

10 out, 2017 - 10:49

A notícia é avançada pelo "Expresso". Santana não confirma, mas diz: "Não pedi licença a ninguém para tomar a decisão que está tomada."

A+ / A-

Rui Rio terá adversário na corrida à liderança do PSD e chama-se Pedro Santana Lopes. O "Expresso" avança que o actual provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), adiantando que a decisão está tomada e que "falta apenas decidir quando, como e onde será feito o anúncio formal".

Ao que o jornal apurou, a decisão de Santana Lopes implica a sua saída do cargo de provedor da SCML. "Nem os estatutos da SCML prevêem a figura da suspensão de mandato, nem Santana veria como boa a possibilidade de disputar um cargo mantendo-se ligado a outro que é incompatível", escreve o jornal.

A confirmar-se a disponibilidade, Santana é o segundo candidato a concorrer à liderança do PSD.

Santana garantiu esta terça-feira, à SIC, já ter tomado a decisão sobre uma candidatura à liderança do partido, dada como certa por vários órgãos de comunicação social, mas só a comunicará após cumprir os seus "deveres institucionais".

"Quando tiver cumprido os meus deveres institucionais, com o Governo e com o meu partido, farei a confirmação do sentido da minha decisão. Não pedi licença a ninguém para tomar a decisão que está tomada. Não estou condicionado por mais nada, nem por ninguém”, acentuou Pedro Santana Lopes, numa declaração enviada à SIC e lida no Primeiro Jornal.

Há precisamente uma semana, no habitual espaço de comentário político na SIC-Notícias, com o ex-ministro socialista António Vitorino, Pedro Santana Lopes admitiu estar a ponderar uma candidatura à liderança do PPD-PSD. “[Estou] a ponderar, obviamente”, admitiu o antigo primeiro-ministro, depois de revelar que tem recebido muitas mensagens de incentivo da parte de elementos do partido.

O programa e as "lapas"

Na sexta-feira, num artigo publicado no "Correio da Manhã", o ex-líder social-democrata revelou estar a trabalhar num programa para o partido.

“Nesta fase, os programas são muito importantes, por mim, é disso que estou a cuidar estes dias”, escreveu Santana, num artigo em que se insurgia contra o “número considerável” de “lapas” que o PSD tem.

Santana Lopes chegou mesmo a afirmar que as “três casas” por onde passou – câmaras da Figueira da Foz e de Lisboa e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa – pretendem o seu regresso ou continuidade.

“Sou mais de ação, sou mais de agir e, desculpem a presunção, mas nas três casas que dirigi com algum tempo até hoje, têm querido que eu regresse ou que continue”, sublinhou, para logo a seguir advertir que “as lapas estão ou vão quando lhes convém” e reiterar só “têm valor os que acrescentam valor”.

O Conselho Nacional do PSD aprovou na segunda-feira a realização de eleições diretas para escolher o presidente do partido em 13 de janeiro e o Congresso em 16, 17 e 18 de fevereiro.

Até agora, apenas o ex-presidente da Câmara do Porto Rui Rio agendou a apresentação pública da sua candidatura à liderança do PSD para quarta-feira, em Aveiro.

Antes, o ex-líder parlamentar Luís Montenegro e o eurodeputado Paulo Rangel também ponderaram avançaram, mas já anunciaram que não serão candidatos. Montenegro justificou a decisão com razões políticas e pessoais, Rangel com questões familiares.

O conselho nacional do PSD aprovou na segunda-feira a realização de eleições directas para escolher o presidente do partido a 13 de Janeiro e o congresso a 16, 17 e 18 de Fevereiro.

[Notícia actualizada às 13h45]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Eborense
    10 out, 2017 Évora 17:59
    Eu lembro-me do Santana Lopes como 1º Ministro, durante 6 meses! E você, Dr. Xico! Lembra-se do Sócrates como 1º Ministro durante 6 anos?
  • Horacio
    10 out, 2017 Lisboa 15:08
    O Passos Coelho no seu zelo de consertar o mal que o PS tinha feito ao país fez muitos inimigos . Muita gente se sentiu atingida por a política de austeridade e o culpa não só por o remédio amargo mas também por a doença . A verdade é que a doença sempre foi o PS .o Passos veio depois. Quando eu chamo o partido socialista e os comunistas a doença eu dou como exemplos não só o passado desastrado mas também a presente lei da imigração que dá o direito a cidadania a criminosos estrangueros . Alguém são acha isto uma boa ideia ?. Penso que não .mas este liberalismo insano acompanhado de irresponsabilidade com a coisa pública e a tradição destes partidos. Infelizmente o povo português é imediatista e não tem visão é só quando os resultados deste desgoverno começarem a aparecer aí sim votam ao contrário e depois não esperam e votam na mesma escumalha outra vez. É por aí vai .
  • DR XICO
    10 out, 2017 LISBOA 14:14
    Espero que os laranjinhas se lembrem do Santana 1º ministro de Portugal, num governo que durou 6 meses. O PSD anda com tendências para escolher pessoas que variam entre os Incompetentes e os Altamente incompetentes. La terá o Costa de estar 4 anos no governos que os 6 previstos-
  • Filipe
    10 out, 2017 évora 12:24
    Grande batalha vai ser , no estado em que se encontra a dívida pública seria era melhor juntarem-se já os dois , sempre ajudam mais Portugal .
  • rosinda
    10 out, 2017 palmela 12:16
    Quando eras primeiro ministro a jonalista fatima bonifacio diz que votava em qualquer coisa para te tirar de la! Potanto agora so serves para estorvar!
  • Augusto Saraiva
    10 out, 2017 Maia 12:01
    Que pena! Deixar a Santa Casa da Misericórdia para voltar à política - onde já foi sobejamente humilhado - só mesmo pela fidelidade ao "delfim" de Sá Carneiro...

Destaques V+