Tempo
|
A+ / A-

​Ministério da Educação desconhece caso de más refeições escolares

09 out, 2017 - 19:09

Fotografias mostram um prato com rissóis que não foram fritos e várias refeições com doses claramente insuficientes.

A+ / A-
Foto: Ferlap
Foto: Ferlap

Pais e encarregados de educação da Grande Lisboa divulgaram esta segunda-feira fotografias de refeições escolares sem qualidade ou em pouca quantidade, alertando que para alguns alunos estas são as únicas refeições que fazem diariamente. À Renascença, o Ministério da Educação diz desconhecer o caso.

A denúncia partiu da Federação Regional de Lisboa das Associações de Pais (Ferlap), que recebeu fotografias tiradas por estudantes de escolas de Oeiras, Amadora e Odivelas com imagens como um prato com rissóis que não foram fritos ou com doses claramente insuficientes.

"Há escolas onde é possível contar os grãos de arroz que estão no prato. Na semana passada uma mãe contou que houve uma refeição apenas de arroz com feijão", lamentou o presidente da Ferlap, Isidoro Roque.

Isidoro Roque garante que este é um problema a nível nacional que precisa de maior atenção por parte das direcções escolares: "O primeiro responsável são as escolas que têm de vigiar o que é dado aos seus alunos".

O gabinete de imprensa do Ministério da Educação disse à Renascença que "não chegaram ao conhecimento" da tutela os casos reportados. As escolas com queixas devem pedir aos responsáveis da empresa fornecedora do serviço a correcção da situação, diz a mesma fonte.

Caso o problema não fique resolvido, a escola deverá pedir a intervenção da Direcção-geral dos Estabelecimentos Escolares.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Palmira Pedro
    24 out, 2017 Penela 13:19
    Como pode o Ministério da Educação desconhecer? Não tem acesso à Informação? Diria eu ser desculpa esfarrapada! Estarei enganada?
  • António Correia
    11 out, 2017 Fátima 08:28
    Jorge, o seu comentário é o único que merece resposta, positivamente claro. Tem uma visão clara do assunto. O resto só vêm a parte política. Quando eu andava na escola as cozinheiras da escola levavam o que sobrava para casa, quando era carne claro. Era a pequena corrupção. Hoje levam milhares de euros em dinheiro. A minha filha tira fotos à comida da escola e por vezes é imperceptível o que está no prato.
  • vaca voadora
    10 out, 2017 Setúbal 22:50
    Pois é agora desconhecem, quando eram oposição sabiam de tudo e mais alguma coisa, é lamentável termos gente desta a governar o país!
  • Cidadao...
    10 out, 2017 Viseu 18:22
    E querem que estas sejam as geracoes do amanha! Ha muita pobreza por ai, e quem paga sao as criancas, se as entidades officials nao se preocuparem com o seu futuro, que nao é so livros, nao merecem a nossa confiança e nao esperem que iremos esquecer o gesto.
  • Jorge
    10 out, 2017 Seixal 17:04
    Anda muita gente a “comer à grande” com a comida que é servida nas escolas, prisões, hospitais, forças armadas, etc., ou seja em todas as instituições em que a alimentação é paga ou comparticipada pelo estado, isto não tem nada a ver com partidos políticos nem com os governos anteriores, actuais ou futuros, tem a ver com as pessoas e com as empresas que fornecem e confecionam a alimentação. Quanto menor for a quantidade servida em cada prato, maior o lucro para a empresa, quem confeciona, mais géneros alimentícios leva para casa. Para compor o ramalhete, ainda há os que têm o poder de decisão para adjudicarem as empresas fornecedoras destes serviços, quando se sentaram à mesa para provar a comida têm sempre um envelope ao lado do guardanapo.
  • SONHO
    10 out, 2017 ALGARVE 07:16
    VÃO COMER A CASA E FIQUEM POR LÁ... ESCOLA A MAIS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  • João Gonçalves
    10 out, 2017 Lisboa 01:20
    Dei comida na tropa e quem mais reclama é quem mais pior come em casa.Por outro lado fotos podem ser do que quisermos para acusar quem quisermos.Isto é uma luta de algum fornecedor que foi preterido. .
  • LAMENTÁVEL!!!!
    10 out, 2017 Godim 00:38
    ANTÓNIO JOSÉ NUNES C, pergunte ao PEDRO qual é o partido que apoia. veja a resposta : PARTIDO XUXIALISTA Girungonçado.!!!!!!!! LAMENTÁVEL!!!!
  • Lucas
    09 out, 2017 Lisboa 23:50
    Estas refeições deviam ser através duma ementa diária em que as crianças deviam escolher o que queriam comer.As quantidades deviam ser bem abundantes e ainda deviam ter direito a levar uns chocolates e rebuçados para casa.
  • António José Nunes C
    09 out, 2017 Fátima 23:44
    Esta é a realidade de muitas crianças que comem nas cantinas, pouca comida, sem qualidade, sem ninguém que olhe pelos interesses dos mais pequenos. São raros os dias que não ouço criticas à comida da cantina. Por vezes não se distingue o que se está a comer, sabe-se que é o prato de carne e quando acaba, servem-se salsichas... Mereciam mais e melhor as nossas crianças, alguém que verifique regularmente o que se come e que faça as perguntas "Eu comeria esta comida?", "Os meus filhos comeriam esta comida?". Quanto ao ministério da educação não saber o que se passa, se soubesse é que seria uma novidade. Levem o ministro e os seus secretários de estado duas vezes por semana a almoçar (e comer tudo, não se deixa nada) a cantinas por onde andarem no país, ficam logo informadinhos!

Destaques V+