Tempo
|
A+ / A-

OE 2018. Pensões mais baixas com aumento acima da inflação em 2018, avança Costa

04 out, 2017 - 17:03

Anúncio de António Costa surgiu em resposta à coordenadora do BE, Catarina Martins, que, no debate quinzenal, sublinhou que o Orçamento de 2018 deve prosseguir o caminho de recuperação de rendimentos e de aumento de pensões.

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou, esta quarta-feira, que as pensões mais baixas terão um aumento acima da inflação em 2018, o que resulta da própria lei e dos dados de crescimento económico do país.

"Como este ano vamos crescer significativamente acima dos 2% (…) significa que a aplicação da forma da lei as pensões não vão ser só actualizadas até aos dois IAS (Indexante de Apoios Sociais), todas vão ser actualizadas e as de mais baixo valor vão ter um aumento" em resultado da lei, vincou o chefe do Governo.

António Costa respondia a Catarina Martins, coordenadora do BE, que, no debate quinzenal, vincou que o Orçamento do Estado (OE) para 2018 deve prosseguir o caminho de recuperação de rendimentos e de aumento de pensões, por exemplo.

"O aumento [das pensões] tem de ser feito em 2018. Tomamos boa nota da proposta do deputado Jerónimo de Sousa do aumento das pensões em 10 euros (...) mas não chega. Como vamos responder às pessoas que têm carreiras contributivas muito longas e que foram forçados a fazer reformas antecipadas, com penalizações? Como vamos responder aos lesados do PSD/CDS?", questionou a líder do Bloco.

Naquele que foi o primeiro debate quinzenal após as autárquicas do passado domingo, Catarina Martins reiterou a necessidade de se "garantir maior progressividade" no IRS.

"Quanto ao essencial estamos de acordo: a recuperação de rendimentos tem de prosseguir e vai prosseguir", assegurou António Costa, na resposta.

Depois, a líder do BE trouxe a debate matérias energéticas, vincando ser necessário o abaixamento da factura da luz dos portugueses, e no final da sua intervenção Catarina Martins abordou a situação na Catalunha, que "não pode ter o silêncio" do executivo português.

"Não a acompanho totalmente na questão internacional que colocou", viria a responder Costa sobre este ponto.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Raul Castro
    04 out, 2017 Cantanhede 19:09
    Façam as contas! 2% sobre 300 euros quanto dá. Nem para a boca dá.
  • Eborense
    04 out, 2017 Évora 18:04
    Parece que quem não estava a achar muita graça ao debate e às promessas do vidente Costa, era o Ronaldo da Política!

Destaques V+