Tempo
|
A+ / A-

Tancos. "Cale-se, por favor", pede Cristas a Costa

29 set, 2017 - 14:59

A líder do CDS considera grave que o primeiro-ministro não perceba a diferença entre responsabilidade funcional e responsabilidade política.

A+ / A-

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, pediu esta sexta-feira ao primeiro-ministro, que, deixe de fazer intervenções sobre o furto de armas em Tancos, defendendo que "é grave" que não perceba a diferença entre "responsabilidades funcionais" e "responsabilidades políticas".

"Se não tem nenhuma resposta para dar, se insiste em manter um ministro que já não existe aos olhos de ninguém, então o que eu lhe posso dizer é que, por favor, cale-se. Por favor cale-se, porque é demasiado doloroso ver um primeiro-ministro a dizer isto", afirmou Assunção Cristas aos jornalistas.

A líder centrista reagia, assim, às declarações de António Costa em entrevista à TSF, de que o ministro da Defesa, Azeredo Lopes, "seguramente nem sabia o que se estava a passar" em Tancos, "nem pode saber" o que se passa em cada uma das unidades militares.

"O senhor primeiro-ministro espanta-me quando faz comentários desse tipo, porque parece não conhecer os diferentes níveis de responsabilidade. Uma coisa são as responsabilidades funcionais de quem está a fazer em cada momento o trabalho no terreno, outra coisa são as responsabilidades políticas, e é grave que um primeiro-ministro não perceba uma coisa e não perceba outra", defendeu Assunção Cristas.

A presidente do CDS, que tem vindo a pedir reiteradamente a demissão do ministro da Defesa, falava durante uma ação da campanha à Câmara de Lisboa.

António Costa disse à TSF: "Eu cumpri serviço militar, e lembro-me das minhas obrigações de oficial de dia, e tenho a certeza absoluta que se houvesse algum incidente desta natureza em primeiro lugar a responsabilidade seria minha".

"Há uma pessoa que eu sei que não seria, que era do ministro da Defesa que seguramente nem sabia o que se estava a passar nem pode saber, nem tem que saber o que se está a passar em cada uma das unidades", sublinhou.

O furto de Tancos entrou na campanha eleitoral autárquica sobretudo depois de o Expresso ter divulgado, em manchete, um relatório atribuído a "serviços de informações militares", com duras críticas ao ministro Azeredo Lopes e ao chefe do Estado-Maior do Exército Rovisco Duarte.

No mesmo dia, o Estado-Maior General das Forças Armadas disse que o seu centro de informações militares não produziu qualquer relatório sobre o assunto.

No dia seguinte, o primeiro-ministro negou também que algum organismo oficial do Estado tenha produzido o relatório noticiado e o ministério da Defesa desafiou mesmo o “Expresso” a divulgar na íntegra o documento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • joao filipe
    29 set, 2017 leiris 21:28
    Esta senhora é que devia estar calada pelo que fez ao povo português entre 2011 e 2015.ou será que a senhora já se esqueceu
  • Esta
    29 set, 2017 port 18:47
    deve pensar que é o rei de Espanha!...
  • ao luis
    29 set, 2017 lis 18:39
    Há-de vir de quem está a inquirir!...Tudo o resto é só para propaganda! Mas o Costa mandou calar algum jornalista? Parece que o que fez foi não ter respondido, que é coisa bem diferente! Mandar calar é falta de educação ou de nível! À direita, ou à esquerda!...
  • Luís
    29 set, 2017 Lisboa 18:19
    A Drª Assunção Cristas deve deixar o Dr. Costa falar. Só fico espantado com alguns comentários. Quando o Dr. Costa manda calar um jornalista e grita com um segurança é um democrata, quando a Drª Cristas manda calar ( como se isso tivesse alguma consequência) é de direita. O essencial é saber o que aconteceu em Tancos, quando vem a resposta, de quem é a responsabilidade, quais as consequências para o país, há perigo para os nossos familiares, onde estão as armas. Fale Dr. Costa. Mas responda como responsável do governo, não como líder de um partido que concorre a eleições.
  • Comentários
    29 set, 2017 Lis 18:12
    Na gaveta desde as 16:30?...
  • Cidadao...
    29 set, 2017 Viseu 17:30
    Alguem se anticipou ao sr. Costa. Vamos aguardar a resposta. Era bom que desta vez nao se puse-se a fazer comparacoes absurdas, com laivos de egocentrismo.
  • A espantosa
    29 set, 2017 Port 17:25
    Esta espanta-se com a própria chicana politica que ela faz! As declarações desta convencida são ridiculos. Ela que anda a afirmar que está para durar em Lisboa, só faz politica para trampolim da política geral e tal como o seu ex chefe Portas, Lisboa só serve para protagonismo! Tenha juizo e que se cale ela!
  • Ridiculo
    29 set, 2017 Cas 17:04
    Fabricam pseudo relatórios, lançam suspeitas para os media, e a seguir vêm fazer-se de serios. Mas quem se julga esta moçoila para empinar o nariz e mandar calar quem tem mais experiência de vida e é o chefe do governo? Não deve estar boa de cabeça e apenas deve pretender fazer chicana politica. Mais uma vez a hipocrisia impera com esta candidata! Mandar calar? É esta a democracia desta lider?
  • Jorge
    29 set, 2017 Seixal 16:30
    Será que ela quando foi ministra da agricultura no desgoverno dos pafiosos do PSD-CDS, quando andou a saltitar pelas hortas de Portugal, que não produzem o suficiente para matar a fome aos portugueses, sabe ver a diferença entre um molho de grelos e um molho de nabos?
  • TUGA
    29 set, 2017 Lisboa 16:29
    Cristas no governo no 1ª despacho foi dar a assessoria jurídica da Obra do TUA ao seu escritório de advogados. Deu tachos a colegas da faculdade sem concurso publico, (quando era exigido). Para agradar às celuloses desbloqueou o plantio de eucaliptos. Esse tal portas deu prejuízo ao estado em milhões, como sabemos. AGORA APOIA esta encomenda??, O QUE ESTÁ POR DETRÁS DISTO TUDO???? Isto é ser de direita??? em que é que se vota?? Grande parte das promessas dependem do Orçamento de Estado NÃO das autarquias, QUE PROMETE ELA???? se o Orçamento nem em discussão está???? Pensem bem antes de votar, VOTAM EM QUÊ??????? TODOS só venderam banha da cobra.

Destaques V+