Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

O imbróglio de Tancos. Três meses de muitas perguntas, teorias e zero respostas

28 set, 2017 - 18:29

Presidente da República pediu "uma investigação total", "doa a quem doer", mas pouco se sabe sobre um furto de armas que, "no limite", pode nunca ter acontecido, como admitiu o ministro da Defesa. A Renascença resume o caso.

A+ / A-

Quem, o quê, quando, onde, como e porquê. Três meses depois de o desaparecimento de material de guerra da base de Tancos ter sido revelado, o país ainda não tem resposta para a maioria destas perguntas. O maior furto de armas de que há memória em Portugal pode até nem ter sido um furto e também há um relatório que ninguém oficialmente reconhece.

O início de tudo

O alegado furto de material de guerra dos Paióis Nacionais de Tancos, em Santarém, foi detectado ao final da tarde de 28 de Junho, por uma patrulha de rotina, anunciou o Exército, em comunicado divulgado no dia seguinte.

Os militares davam conta da “violação dos perímetros de segurança dos Paióis Nacionais de Tancos e o arrombamento de dois paiolins”.

O que desapareceu?

Na primeira informação sobre o maior furto de armas de que há memória em Portugal, o Exército referia o desaparecimento de “granadas de mão ofensivas e de munições de calibre 9 mm”, mas acrescentava que a lista ainda não estava fechada.

Dias depois, o jornal "El Espanol" divulgou na internet a lista completa de material desaparecido, que inclui um vasto arsenal composto também por explosivos, granadas foguete antitanque carro 66 mm, entre outros.

O caso ganhava uma dimensão ainda mais grave e o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, o general Pina Monteiro, admite que o caso foi um "soco no estômago" dos militares.

No final de uma reunião com o primeiro-ministro, disse que o prejuízo ascende a 34 mil euros e adiantou que algum material estava indicado para abate.

Falhas de segurança

O alegado assalto a Tancos revelou problemas graves de segurança nas instalações onde estava guardado parte do material de guerra do país.

A videovigilância não funcionava há, pelo menos, dois anos no local onde estavam as armas e a vedação, que apareceu cortada, não era suficientemente resistente devido e estava a precisar de substituição.

Algumas semanas antes do assalto, o Ministério da Defesa tinha autorizado uma despesa de 316 mil euros mais IVA para a reconstrução da vedação.

Em Agosto, são conhecidos mais detalhes sobre a falta de segurança em Tancos. As rondas serviam para “descansar”. Eram feitas por um pequeno grupo de militares sem treino específico para a missão, que traziam as armas descarregadas para evitar “acidentes”.

O chefe de Estado Maior do Exército, Rovisco Duarte, acabou por anunciar a transferência de material militar guardado em Tancos para outras instalações militares.

Um ministro debaixo de fogo

O CDS pediu a demissão do ministro da Defesa e o PSD estranhou que tal não tenha acontecido

Mas o primeiro-ministro, António Costa, deu um voto de confiança a Azeredo Lopes e mostrou-se solidário com o chefe de Estado-Maior do Exército, Rovisco Duarte.

As críticas ao ministro intensificaram-se depois de Azeredo Lopes, em entrevista ao “Diário de Notícias” e TSF, ter admitido que "no limite, pode não ter havido furto" em Tancos.

"No limite, pode não ter havido furto nenhum", porque "não existe prova visual, nem testemunhal, nem confissão. Por absurdo podemos admitir que o material já não existisse e que tivesse sido anunciado... e isso não pode acontecer", declarou o ministro da Defesa.

Azeredo Lopes tinha afirmado anteriormente que desconhecia os problemas de falta de segurança em Tancos e nem tinha que conhecer, porque considera que essa é uma matéria da responsabilidade do Exército.

Falhas de comunicação

Apesar das implicações para a segurança nacional, as secretas souberam do caso de Tancos pela comunicação social, um dia depois de o Exército ter dado pelo desaparecimento do armamento, revelou a secretária-geral do Sistema de Segurança Interna, Helena Fazenda, numa audição no Parlamento.

Nesse dia, tentou falar com o chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, general Pina Monteiro, que "estava ausente, em Bruxelas", e só conseguiu entrar em contacto com ele cerca das 24h00 desse dia.

Na altura, descreveu, o furto de material foi tratado com um "nível de preocupação grande" e na reunião participou o CEMGFA.

Segundo Helena Fazenda, um relatório dos serviços de informações equacionou como "cenário plausível" o envolvimento de crime organizado português ou estrangeiro, terrorista ou extremista.

Houve demissões?

O caso de Tancos resultou, até agora, em duas demissões. Cinco responsáveis da base foram também exonerados e mais tarde reintegrados.

O comandante do Pessoal, tenente-general Antunes Calçada, e o comandante das Forças Terrestres, tenente-general António Menezes, bateram com a porta em rota de colisão com as chefias.

No início de Julho, o chefe do Estado-Maior do Exército anuncia a exoneração de cinco comandantes de Tancos para não interferirem na investigação, que seriam reintegrados cerca de duas semanas depois.

O caso está a ser investigado pela Polícia Judiciária, pelo Ministério Público e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pediu "uma investigação total", "doa a quem doer e não deixando ninguém imune".

Alegado relatório sobre alegado furto

O mais recente condimento da polémica à volta do desaparecimento de armas em Tancos é um alegado relatório atribuído a “serviços de informações militares” avançado pelo semanário “Expresso”, mas que Governo, Presidente da República e Forças Armadas desconhecem.

O documento, datado de Julho, elabora três cenários e motivos muito prováveis: tráfico de armamento para África, um assalto promovido por mercenários portugueses contratados e a possibilidade do furto de armas ter como destino os jihadistas do autoproclamado Estado Islâmico.

O relatório arrasa a actuação do ministro da Defesa em todo o processo. Azeredo Lopes é acusado de “grande ligeireza, quase imprudente”, sendo-lhe apontadas “declarações arriscadas e de intenções duvidosas” e uma “atitude de arrogância cínica”.

O ministro da Defesa admite que o documento tenha sido "fabricado" e que possam existir "objectivos políticos" na sua divulgação.

O director do jornal “Expresso”, Pedro Santos Guerreiro, garante que o relatório existe, é real e promete novas revelações.

O que sabemos sobre o furto de armas de guerra em Tancos
O que sabemos sobre o furto de armas de guerra em Tancos
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ALBERTO SILVA
    30 set, 2017 V.N.FAMALICÃO 19:15
    Na Guiné, onde cumpri a comissão militar, os militares caídos numa emboscada e por força maior abandonasse a arma sem a poder recuperar e se não apresentasse uma justificação válida da ocorrência (o que não era fácil) ficavam sujeitos a responder no Tribunal Militar. A Justiça, considerava a perda do bem e não contava muito o valor do bem não recuperado. Em tempo de pás, assaltam-se Paióis Militares e decorridos mais de 90 dias é como se nada tivesse acontecido. Outros tempos !!!
  • joao123
    30 set, 2017 lisboa 18:58
    Segundo o Costa e o PS foi o Passos quem cortou a rede à volta do paiol para criar uma notícia...
  • José F.K.Costa
    28 set, 2017 Apendurada 23:25
    Dantes havia soldados no exercito -ou em qualquer outro ramo das forças armadas - para fazer esses trabalhos menores como guardar armamento ,etc etc . Agora não é assim . Ao fim de trez meses no exército já se é sargento. Ao fim de uns oito meses tenente .Para capitão são uns dezoito meses .Coronel são uns dois anos e meio . General parece que é a fim de trez anos .É claro que oficiais altamente graduados , como capitães ,coronéis ou generais não vão estar a guardar armas . Era muito feio . Um dia destes ainda vai é desaparecer um submarino . A verdade e que também não haverá mal quando isso acontecer porque a utilidade dos submarinos é nenhuma e sempre era menos uma despesa a pagar por aqueles que como eu pagam os seus impostos com muito custo e grande sacrifício .
  • António Rodrigues
    28 set, 2017 Viseu 23:13
    Alguma velhada das Forças Armadas ainda tem no sangue o regime de Marcelo Caetano, logo são afectos e defensores de Cavaco Silva e sua comanda de direita. Está à frente dos olhos de toda a gente, só não vê quem não quer ver.
  • vera
    28 set, 2017 sintra 22:57
    aserio???e eu ainda estou a espera dos culpados pelas mortes dos inocentes da legionela,esses ja se esqueceram todos pudera,o PSD ficava mal na fotografia....
  • Pedro
    28 set, 2017 Porto 22:36
    Este país é único no mundo...
  • Afogado
    28 set, 2017 Beira-rio 22:30
    Quem é que acredita nesta geringonça?, os xúxias e os esquerdalhos... claro!
  • Filipe
    28 set, 2017 évora 21:12
    Enquanto uns esperam as 100 mil páginas da acusação do Marquês , outros forjam alegados furtos para entreter a opinião pública a fim de esquecer um Verão de tragédias de inocentes , em Portugal e Madeira ... boa ... não tenho dúvidas que andam a brincar ao Carnaval !
  • Lá vêm
    28 set, 2017 Lx 21:00
    Os media a levantarem o imbróglio nas vésperas de eleições para desviarem as atenções do fundamental. Se pretendem dar atenção ao presidente transmitam e enalteçam antes, as declarações que fez pedindo aos portugueses para não se abesterem e irem votar!...parem com a hipocrisia!
  • José Seco
    28 set, 2017 Lisboa 20:27
    Tal ausência de respostas só se justifica quando há responsabilidades por parte de quem gere e governa. Assim não fosse e já saberíamos qual o rosto dos culpados! O mesmo se passa nos incêndios de Pedrógão e em tantas outras coisas deste país!

Destaques V+