Tempo
|
A+ / A-

Catalunha. Rajoy acusado de ser o "guardião do túmulo" de Franco

22 set, 2017 - 23:20

Continua a polémica em Espanha. O referendo está marcado para 1 de Outubro.

A+ / A-

O presidente do Governo autónomo catalão (Generalitat) acusa o Executivo de Madrid de ser o "guardião do túmulo" de Franco e apela ao voto "sim" no referendo sobre a independência, para se redigir uma Constituição sem "militares franquistas".

Durante um evento em Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Carles Puigdemont, ironizou com a designada Operação Anubis, promovida pelo Governo de Mariano Rajoy para impedir que em 1 de Outubro se realize um referendo na Catalunha.

Puigdemont recordou que Anubis é um "deus egípcio da morte e dos funerais, o guardião dos túmulos", acrescentando: "Já sabemos de que túmulo estes senhores são guardiães, mas não está aqui, está no Vale dos Caídos", aludinbdo ao local onde está a sepultura de Francisco Franco.

Entre as razões que apontou para apoiar o "sim" à independência, destacou o facto de poder construir um país "sem os vícios do franquismo", especificando a elaboração de uma nova Constituição, "de alto a baixo, sem que esteja ao lado algum militar franquista".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mario
    23 set, 2017 Portugal 19:44
    Idiota fala sem conhecimento da real historia da península Ibérica....
  • mendes
    23 set, 2017 braga 11:37
    dividir separar para melhor puder impor e controlar e para haver mais politicos a mamar e a ideologia das esquerdas desses que apregoam a uniao e promovem a desuniao desses que acusao os outros de rascistas mas gritam que a africa e dos pretos e a europa dos brancos desses que se dizem defensores da paz mas tomam o poder sempre pela forca das armas e da mentira desses que se dizem defensores dos trabalhadores e da igualdade mas que nos paises que governam deixam o povo morrer a fome --desses que implantaram a republica em portugal a custa de uma guerra civil desses que levaram as colonias portuguesas a independencia para hoje estarem a morrer a fome desses que falam de liberdade politica mas prendem e matam quem fala contra eles desses que dominam os sindicatos para melhor controlar o povo e levar as empresas a falencia desses que defende a nacionalizacao das empresas que comecaram do nada cresceram e se tornaram grandes empresas para hoje estarem na falencia exemplos os stcp a carris a cp as empresas de camionagem de coimbra e braga a setnave a lisnave a cuf e tantas outras-- a separacao a divisao sempre foi e sera sinonimo de guerras e de miseria se eu tiver 3 quintas e 3 filhos todos somos ricos mas se eu der uma quinta a cada um deles eu fico sem nada e eles ficam so com uma quinta cada um logo ficaram pobres vejam so se angola nao era portugal porque foi conquistada o alentejo e lisboa tambem nao sao portugal porque tambem foram conquistadas
  • MC
    23 set, 2017 Silvares 08:35
    A Espanha e a Catalunha precisam de um FRANCO.
  • MC
    23 set, 2017 Silvares 07:41
    A Catalunha precisa mesmo de um FRANCO em Espanha!
  • Traidores
    23 set, 2017 Grijó 06:12
    Eu quero a independencia da minha casa e quintal ! Forca com eles.
  • iFernando
    23 set, 2017 Porto 01:31
    Então vamos brincar às independências...porque apetece e fica bem.... Em Portugal por exemplo.... Norte Portus Republica Democatrica......Alentejo Republica.....Algarve Republica.....Madeira Republica.... Em vez de um tínhamos uns 6 ou 7 países...todos ganhavam Em Espanha dá uns 7 ou 8 Países também, fica mais giro
  • Ze Povinho
    23 set, 2017 Lisboa 01:05
    Ja alguem perguntou aos espanhois se querem separacao da catalunha?
  • F Soares
    23 set, 2017 A da Gorda 00:23
    Mas a "boca" é noticia ???? Ou já entraram em modo Correio da Manha ???
  • Vasco
    23 set, 2017 Olivença 00:15
    E perante um escândalo destes espezinhando por completo a vontade e o direito dos catalães temos os europeus que foram tão hábeis em intervir e até mal (Kosovo) no caso Jugoslavo e agora tão caladinhos perante a tirania de Madrid, sinceramente cada vez dá menos para acreditar nas boas intenções desta UE!.

Destaques V+