Tempo
|
A+ / A-

​No país das freguesias

No interior do Litoral

20 set, 2017 - 19:16 • Eunice Lourenço

Nestes dias de campanha autárquica, a Renascença vai andar também pelo país das freguesias. De segunda a sexta, pelas 7h40.

A+ / A-
No país das freguesias - No interior do Litoral - 20/09/2017

As eleições autárquicas não se fazem só de grandes câmaras ou de contas nacionais. Por isso, ao longo desta campanha eleitoral, a Renascença vai também pequenas e grandes freguesias pelo país e dar a conhecer vários aspectos daquele que é o órgão de poder mais próximo das populações.

Nesta primeira aventura pelo país das freguesias, fomos à aldeia de Vila Verde dos Francos. Esta freguesia de 28 quilómetros quadrados e cerca de 1.200 habitantes fica no sopé da Serra do Montejunto, a 60 quilómetros de Lisboa e a cerca de 40 das praias da zona Oeste. É assim como que um “interior do litoral”, com uma população envelhecida e onde chegam a entrar por ano para o ensino básica apenas duas ou três crianças.

Ainda assim, nesta freguesia do concelho de Alenquer, mas já a fazer fronteira com os concelhos de Cadaval e Torres Vedras, foi construída nos últimos anos uma nova escola e a aposta na educação e nas crianças é um dos motivos de orgulho do futuro ex-presidente da Junta, Mário Rui Isidoro, que não se recandidata ao possível terceiro mandato.

Em conversa com a jornalista Eunice Lourenço, este autarca conta o que é mais gratificante e mais difícil e também os problemas dos fregueses que recorrem à junta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+